Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Fraldinha na Manteiga

Fraldinha na Manteiga, receita saborosa para preparar um corte de carne que não tem muita gordura.

Preciso confessar que só me rendi aos encantos desse corte de carne aqui na Bélgica – e olha que bem recentemente. Não que seja muito comum encontrar nos supermercados daqui, pois geralmente compro Olá Markt Brasil, mercado de produtos brasileiros de que já falei por aqui.

As carnes deles são as melhores que encontro por aqui – algumas vezes, melhores do que encontrava no Brasil! e passei a comprar a fraldinha para fazer bife. Daí para chegar a esta receita de Fraldinha na Manteiga foi um pulo!

E por isso acho por bem compartilhar, vai que você só está a fim de dar uma variada nos sabores, não é mesmo? É muito simples, talvez meio óbvia, mas como ninguém sabe de tudo nessa vida, vai que lhe seja útil? Pois apesar do que o meu amado paizinho falou estes dias, minhas receitas nem sempre são complicadas ou cheias de ingredientes difíceis.

Receita de Fraldinha na Manteiga

Ingredientes

  • 500 g de fraldinha bovina (foi o tamanho que usei, mas pode ser como quiser ou couber na sua frigideira. Ideal é que não seja uma peça muito fina, precisa ser mais grossa);
  • 100 g de manteiga (só uma referência mesmo, pode usar quanto quiser. mas é indispensável!);
  • 1 colher de azeite;
  • 1 ramo de alecrim;
  • 1 dente de alho;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Retire a carne da geladeira ao menos meia hora antes de preparar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Aqueça o forno em temperatura média- alta (mais ou menos 200 graus). Aqueça uma frigideira em temperatura alta.

Quando a frigideira estiver quente, adicione a colher de azeite, metade da manteiga, o dente de alho cortado ao meio e sem o miolo, o ramo de alecrim e por fim a carne. A gordura precisa estar bem quente (mas não queimando) para selar a carne nos dois lados. Quando estiver bem dourada (cerca de 4 min. de cada lado para peças maiores como estas que preparei), retire da frigideira.

Não use um garfo para fazer isso, pois irá romper a camada formada ao selar a carne e seus sucos escorreram, prejudicando a finalização no forno. Coloque em uma forma com grade e leve ao forno por 10 min. e retire para adicionar o restante da manteiga na carne.

Coloque de volta no forno e deixe assar por mais 10 min. Após sair do forno, a Fraldinha na Manteiga precisa descansar ao menos 10 min. antes de ser cortada e servida.

Porém, como sempre, todavia, vai depender do ponto que prefere para a carne (e também do seu forno, do tamanho e espessura da peça de carne que está preparando). Aqui quis uma carne ao ponto, por isso indiquei este tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.