Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pizza, Receitas, Vegetariana

Receita de Focaccia ao Alecrim

Receita de Focaccia ao Alecrim, típica da Itália, Região da Ligúria.

foccacia ao alecrim - Blog Receita de ViagemFocaccia é o que muitos no Brasil poderiam chamar de pizza sem queijo (sem molho!). A simplicidade de uma massa com toque de alecrim pode até assustar quem à primeira vista sabe do prato sem o ter provado. Mas é impressionante a riqueza de sabores possíveis de se adquirir com esta Receita de Focaccia! A dica é que use os melhores ingredientes que puder e mãos à obra!

A receita de focaccia que segue é a que fiz, a partir da original do livro. Alterei principalmente medidas e tempos, pois fiz meia receita e não tinha muito tempo para fazer conforme indicado. Se desejar, dobre as quantidades.

Receita de Focaccia ao Alecrim – Focaccia al Rosmarino

Do livro!

Do livro!

Ingredientes

  • 300 gramas de farinha de trigo;
  • 10 gramas de fermento biológico;
  • 200 ml de água morna;
  • ½ colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 70ml de azeite extra virgem;
  • Sal grosso ou flor de sal;
  • Ramos de lecrim fresco.

Ingredientes opcionais

  • 50 gramas de bacon em cubos;
  • 1 cebola roxa pequena picada em tiras;
  • Manjericão;
  • 1 tomate italiano.

Modo de preparo

Dissolva o sal e o açúcar na água morna e junte 1 colher de azeite e metade da farinha. Bata até obter uma massa homogênea e líquida. Acrescente o fermento e mexa mais um pouco. Adicione a outra metade da farinha e mexa bem. Amasse até misturar bem e se precisar, polvilhe um pouco mais de farinha (mas não muito, pois é uma massa macia, que precisará ser esticada com os dedos depois).

Hora de deixar a massa crescer! Existem duas opções: naturalmente, ou com a ajudinha de uma fonte de calor. Pode ser com a fonte de água quente que achar mais prático (forno, bacia com água quente embaixo do recipiente onde vai deixar a massa crescer, ou naturalmente se as temperaturas ajudarem. Observe apenas que o recipiente onde a massa crescer precisa estar untado com azeite de oliva e a massa precisa estar tampada (para não ressecar).

Após 30 min, achate levemente com os dedos a massa e deixe crescer por mais 30 min. Após esse tempo, espiche a massa na assadeira untada com azeite (pode ser uma dose generosa – azeite na focaccia nunca é demais! – até que fique da espessura de uma pizza. Salpique sal grosso ou flor de sal e deixe crescer por mais 20 minutos. Passado este tempo, faça pequenos sulcos com os dedos, coloque o restante do azeite e deixe fermentar por mais 20 min.

Passado esse tempo, dei meu toque pessoal: polvilhei metade da forma com alecrim fresco , como indicava a receita original; ¼ com tomate e manjericão; outro ¼ restante com cebola roxa e bacon. Após “temperar” a focaccia, coloque para assar em forno pré-aquecido por um período de 20 a 30 min, ou até que esteja dourada a seu gosto na parte superior.

A primeira Focaccia que fiz!

A primeira Focaccia que fiz!

Origem: a Ligúria, região que tem como capital a cidade de Gênova, é considerada o principal ponto comercial da Itália. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, tem na sua culinária típica, desenvolvida inicialmente para a alimentação de marinheiros. A Focaccia é o principal exemplo disso. Esse pão achatado que resiste bem, com sabor e frescura por vários dias, é comumente servido como antepasto e apresenta variações na receita, conforme a região da Itália.

— — —

A receita foi extraída desta coleção de livros que comentei aqui, e comprei na Estante Virtual (que ainda tem vários exemplares), só conferir neste link aqui!

One thought on “Receita de Focaccia ao Alecrim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.