Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Entradas, Petiscos, Receitas

Receita de Empadinha de Goma de Tapioca

Receita de Empadinha de Goma de Tapioca, alternativa a receita tradicional, mais leve e saborosa.

E chegou a vez da Receita de Empadinha de Tapioca para a nossa lista de receitas! Com Blogmas e um certo exagero no final de ano, nada mais justo do que continuar essa serie de receitas, digamos, menos engordantes.

A verdade é que eu estava procurando por uma receita de torta de frango ou peru desfiado, e realmente testei a primeira (mas não gostei muito), quando encontrei essa. É bem simples, mas resolvi compartilhar por aqui assim mesmo.

Infelizmente, não pude fazer o terceiro teste que queria (sem tapioca, para dar uma alternativa para quem está sem), pois já estava farta de empadinhas. E também porque com esse isolamento, tenho planejado muito bem onde e como consumir todos os alimentos. Não quero que nada estrague, então o foco é comer o que estraga primeiro ou já está pronto.

Por isso segue mais uma receita fácil, versátil e que é um excelente substituto ao omelete! Quantidade para fazer 6 empadinhas.

Receita de Empadinha de Goma de Tapioca

Ingredientes

  • 2 ovos;
  • 4 colheres de sopa de tapioca (goma, tapioca hidratada);
  • 50 g de queijo ralado (de sua preferência, usei o que tinha na geladeira);
  • 2 colheres de sopa de leite;
  • Sal, pimenta branca e orégano;
  • Frango ou peru desfiado para rechear (se preferir, pode usar outros recheios, como presunto, carne, cogumelos e legumes);
  • Espinafre;
  • 1/2 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • Azeite.

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180 graus (temperatura média). Comece preparando o recheio. Corte a cebola em tiras e refogue até dourar em um fio de azeite. Adicione o alho picado e por fim, o espinafre (limpo e cortado em quantidade ao seu gosto) e refogue até que murche. Adicione o frango desfiado e tempere com sal e pimenta a seu gosto.

Para preparar a massa das empadinhas, misture os ovos, o queijo, a goma de tapioca, o leite e tempere com sal, pimenta e orégano. Misture bem e prepare a montagem. Use forma antiaderente ou se não tiver, unte com um pouco de azeite.

Coloque primeiro uma colher de sopa na forminha, depois o recheio e finalize distribuindo igualmente o restante da massa da empadinha. Note que minha forma é pequena, usei mais ou menos 4 colheres de massa para cada empadinha nesta forma preta. Na outra, que era um pouco maior, usei mais e acabou faltando massa.

Asse por mais ou menos 20 min. ou até que as empadinhas tenham crescido e douradinhas! Ideal para comer com salada verde.

— — —

P.S.: sei que o nome “Goma de Tapioca” é incorreto neste caso, mas usei para que fosse mais compreensível. O produto que usei é a Goma de Mandioca, suada para preparar a Tapioca. Para entender as diferenças, sugiro este post aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.