Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Frutos do mar, Molhos, Peixes, Receitas

Receita de Curry Tailandês Vermelho

Não sei se cheguei a comentar aqui, mas a proximidade com vários supermercados asiáticos aqui Bruxelas me deixou um tanto emocionada! São tantos ingredientes diferentes, tantas opções de marcas…Aproveitei a desculpa da Sexta-feira Santa para comprar um belo peixe fresco e preparei o mesmo de duas maneiras: uma mais italiana e outra que segue abaixo. Espero que apreciem!

Receita de Curry Tailandês Vermelho 

Curry vermelho - Receita de Viagem

Ingredientes

– 300 gramas de filé de peixe branco fresco (eu usei bacalhau, mas recomendo testar com Tilápia/Saint Peter);

– 1 pimentão vermelho (se tiver em conserva sem sementes e casca, melhor!);

– 2 tomates;

– 2 colheres de sopa de molho de ostras;

– 2 colheres de chá de pasta de curry vermelho;

– 100 ml de leite de coco;

– 1 colher de chá de açúcar mascavo;

– sal;

– coentro;

– 4 colheres de azeite;

– 1 xícara de arroz jasmim.

Ingredientes curry vermelho - Receita de Viagem

Modo de preparo

Corte o peixe em cubos grandes e tempere com as duas colheres de molho de ostras. Deixe marinando na geladeira enquanto prepara os demais elementos, coberto por um plástico filme.

Aqueça água para cozinhar o arroz. Descasque os tomates (na boca do fogão ou escaldando com água fervente + sal + água gelada) e corte em cubos. Corte o pimentão em cubos. Corte finamente uma colher de coentro (se não gostar de coentro, use manjericão!).

Aqueça duas colheres de azeite e coloque a pasta de curry para refogar (se não encontrar a pasta, veja abaixo como preparar a sua pasta de curry thai). Adicione o tomate e refogue. Adicione os pimentões e refogue por mais uns 4 minutos.

Adicione o leite de coco e misture bem. Ajuste os temperos, adicionando o açucar mascavo e mais pimenta (caso queira). Adicione os cubos de peixe com cuidado, sem mexer muito, para que mantenham-se inteiros. Quando estiverem cozidos (aproximadamente 4 minutos), está pronto o curry. Sirva em um bowl junto o arroz.

Preparando curry vermelho - Receita de Viagem

Preparando o arroz jasmim

Refogue o arroz brevemente com azeite e uma pitada de sal. Adicione água quente (2 x 3/4 de xícara). Atente que o arroz jasmim precisa de um pouco menos de água que o arroz usado tradicionalmente no Brasil. Se este arroz cozinhar demais, perde muito de seu sabor e aroma natural.

Meu truque para deixar ele soltinho: assim que estiver al dente, desligue a panela e deixe que ele finalize o cozimento sozinho. Adicione um pano seco e limpo entre a panela e a tampa. Antes de servir, adicione o coentro fresco picado.

Dica 1: sei que não é tão fácil assim achar pasta de curry pronta, mas é possível preparar a mesma. Segue link com dica de preparo de Pasta de Caril Básico Tailandês. Se fizerem, me contem como ficou?!

Pasta de curry vermelho pronta - Receita de Viagem

Dica 2: eu preparei este mesmo curry com frango, mas você pode fazer com a carne que desejar. Apenas atente que peixe e frutos do mar tem cocção rápida (minutos!) e podem ser cozidos rapidamente direto no molho. Já se optar por franco, porco, ovelha ou gado, adicione a carne para refogar antes mesmo do tomate. Quando estiver passado, adicione os demais ingredientes (tomates, pimentões e leite de coco). É o casa da foto abaixo, onde preparei com frango.

Curry vermelho com frango - Receita de Viagem

 

2015-04-20_20-58-38_302

Dica 3: este é um prato que aceita com facilidade uma versão vegetariana, onde a carne por ser substituída com facilidade por legumes de sua preferência. Aliás, mesmo se não for vegetariano, pode adicionar legumes de sua preferência.

One thought on “Receita de Curry Tailandês Vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.