Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Receita de Crème Brûlée

Receita clássica francesa, o Crème Brûlée é fácil de preparar, mas exige tempo maior de forno!

Acho que já fazia um bom tempo que não preparava Crème Brûlée aqui em casa! Tivemos uma fase em que testamos várias vezes, também fiz testes com pasta de pistache e adição de amoras.

Esta semana resolvemos preparar novamente e resgatei a receita precisa, que havíamos anotado após vários testes. Ela é bem mais simples do que as outras que eu conheço, mas seu preparo requer mais atenção, pois o tempo de forno é no olho. E mesmo assim funciona!

Confira abaixo como fazer Crème Brûlée, teste em casa e depois me diga se não é uma delícia! Rende quatro porções pequenas.

Receita de Crème Brûlée

Ingredientes

  • 250 ml de creme de leite em caixinha;
  • 60 g de açúcar (ou 3 colheres de sopa bem cheias);
  • 2 gemas de ovo;
  • Essência de baunilha (ou 1/2 fava de baunilha).

Modo de preparo

Aqueça o creme de leite e a essência (ou fava) de baunilha. Quando levantar fervura, reduza para fogo médio e mexa enquanto cozinha por mais 3 min.

Aqueça o forno em 150 graus, ferva água para o banho maria. Bata a gema com o açúcar com um fouet, até que forme uma gemada bem clara. Misture aos poucos o creme de leite quente na gema batida, usando o fouet, para evitar que o creme de leite quente cozinhe as gemas.

Distribua em tigelas pequenas a mistura, e leve ao forno para assar em banho maria, adicionando água quente já no forno. Se seu creme começar a dourar na parte superior, reduza um pouco a temperatura. O creme estará pronto quanto a parte central estiver quase firme, e o creme estiver preso nas bordas.

Deixe na geladeira esfriando até o momento de servir. Quando for servir, adicione um pouco de açúcar no topo e queime com um maçarico de uso culinário. Caso não tenha um, na receita do Panelinha que você confere aqui, tem dica para fazer o caramelo com uma colher.

Eu gosto do caramelo mais queimado, pois quebra um pouco do doce da sobremesa, mas você pode fazer esta crosta crocante da forma que mais aprecia.

— — —

Para outras receitas de bolos e sobremesas, confira a categoria doces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.