Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Coelho ao molho de cereja e cerveja kriek

Receita de coelho em preparo tradicional belga, ensopado ao molho com cereja e cerveja.

A Receita de Coelho ao Molho de Cereja e Cerveja Kriek (estilo ácido, onde é adicionado fruta, e neste caso específico, cereja) é um prato bem tradicional belga, que pode ser facilmente encontrado nos restaurantes daqui. Especialmente no começo da primavera, quando é época das cerejas.

Mas da anormal para um país que tem a cereja como um dos elementos importantes da sua gastronomia! É até empolgante começar a primavera com um prato rico em sabores como esta receita de coelho que compartilho hoje com muita satisfação! Espero que apreciem!

Por isso, segue a minha dica de preparo simples e fácil! Os ingredientes são para servir até 3 pessoas e como acompanhamento sauté e salada verde. Se você não encontrar uma cerveja lambic com cereja, recomendo o uso de uma cerveja frutada e ácida. Já existem várias cervejas desse tipo sendo produzidas no Brasil, para saber mais, confira esta reportagem aqui.

Receita de Coelho ao Molho de Cereja e Cerveja Kriek

Ingredientes

  • 600 g de carne de coelho com osso (fica mais saborosa!), equivalente a meio coelho;
  • 1/2 cebola roxa;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • 3 colheres de manteiga;
  • Pimenta branca, sal e zimbro;
  • 1 folha de louro e tomilho;
  • 300 g de cereja fresca;
  • 300 ml de cerveja lambic;
  • 6 batatas;
  • Ciboulette para finalizar;
  • Salada verde para acompanhar.

Modo de preparo

Comece cortando o coelho em pedaços menores, tempere com sal e pimenta branca e reserve. Em uma panela funda, aqueça duas colheres de manteiga para dourar o coelho. Passe a farinha de trigo na carne e coloque na panela para fritar até dourar.

Enquanto isso, descasque e corte a cebola em tiras de tamanho médio e coloque para refogar junto com a carne. Coloque a cerveja para deglaçar o fundo a panela e mexa bem.

Em seguida, adicione 3/4 das cerejas lavadas, cortadas ao meio e sem caroço, o louro e o tomilho. Deixe cozinhar em fogo baixo até que a carne esteja suculenta e o álcool da cerveja tenha evaporado. Finalize com o restante das cerejas e ciboulette picada na hora de servir.

Por fim, para preparar as batatas: cozinhe as batata com ou sem casca por 10 min. Quando finalizar este tempo, remova da água, descasque e leve para dourar em uma frigideira com manteiga. Tempere com sal e pimenta e doure dos dois lados.

— — —

Para ver outras receitas tradicionais belgas, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.