Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Peixes, Receitas

Receita de Ceviche de Tilápia

Receita de Ceviche - Receita de Viagem

Desde que descobrimos o filé de tilápia (vendido também como Filé de Saint Peter), passamos a elaborar somente ele como peixe. Hoje compartilho a Receita de Ceviche de Tilápia, como dica para um almoço leve nesta sexta-feira santa.

Mais uma vez o blog fazendo jus ao nome Receita de Viagem: a primeira vez que comi ceviche de peixe branco foi quando visitamos Curaçao, no Landhuí Misje. As recomendações sobre este restaurante estão neste post aqui.

Vamos à receita de peixe? Porção para duas pessoas.

Ingredientes

– 2 filés inteiros de tilápia/saint peter (+ ou – 400 gramas);

– 1 pimenta dedo de moça;

– 1 cebola roxa;

– 2 colheres de sopa de coentro;

– 3 limões;

– 1 colher de chá de gengibre;

– 3 colheres de azeite extra virgem;

– 2 tomates italianos;

– 1/2 grão de alho;

– sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo

Corte o filé de tilápia em cubos de aproximadamente 2cm. Tempere com sal e pimenta preta e adicione o suco de 2 limões. Deixe na geladeira marinando por aproximadamente 1h, ou até que o peixe esteja com aparência de cozido. É o limão quem faz este cozimento.

Enquanto isso, corte a cebola em tiras finas e deixe de molho em água gelada. Isso faz com que ela fique com sabor um pouco mais suave e não dominará o ceviche. Corte os outros ingredientes: tomate, coentro, pimenta dedo de moça, gengibre e alho.

Quando o peixe estiver completamente branco, retire da geladeira e remova parte do líquido. Esse líquido do cozimento pode ser servido à parte, para quem desejar acrescentar mais no próprio prato. Esta á a base que costumam chamar de leite de tigre no Peru (claro que não é feita exatamente assim).

Adicione todos os outros ingredientes ao peixe: azeite, alho, pimenta dedo de moça, coentro, tomate e gengibre. Ajuste sal e pimenta se achar necessário. Sirva acompanhado de pão fresco (recomendado para quem vai provar pela primeira vez) e mais limão.

Ceviche - Receita de Viagem

Dicas: esta receita pode ser preparada com outros peixes brancos, apenas. Se desejar provar outros sabores e misturas, outros preparos de ceviche, indico a visita a Cevicheria Japesca, restaurante que já falei aqui neste post.

O peixe precisa ser fresco, não ter sido congelado. Se ele aquecer, perderá algumas de suas propriedades e sofrerá alteração de sabor. O peixe branco escolhido não pode conter muita gordura e a Tilápia é um dos mais saborosos disponíveis no Brasil para o preparo deste prato.

Origem: o Cevivhe é o prato nacional do Peru. A primeira versão encontrada do prato data de 2000 anos a.C., no litoral norte do Peru. Parte da culinária de todos os países dos Andes, o Ceviche é Patrimônio Cultural do Peru e tem até um dia especial, comemorado em 28 de julho.

4 thoughts on “Receita de Ceviche de Tilápia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.