Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Carpaccio de Filé

Uma das minhas receitas favoritas: carpaccio de filé!

Uma das minhas receitas favoritas: carpaccio de filé!

A primeira vez que comi Carpaccio foi quando trabalhei no Coyote, bar e restaurante de Santa Maria/RS, no ano de 2001. A receita criada pelo chef Caco Pereira trazia as finas fatias de carne crua sobre cama de rúcula e salpicada de queijo ralado, com torradinhas de acompanhamento. O tempero ficava por conta do freguês.
Em homenagem a esta época e ao Caco, que foi a segunda pessoa com quem aprendi a cozinhar, sigo esta linha produtiva, com singelas e saborosas adaptações. Por motivos de praticidade (e falta de paciência para ficar reservando restaurantes) este acabou se tornando, tradicionalmente, nossa refeição de Dia dos Namorados.

Siga as dicas e aproveite!

Receita de Carpaccio de Filé
Ingredientes
– 400 gramas de filé (parte mais estreita de uma peça inteira, que foi o nosso caso);
– 1 maço de rúcula;
– Alcaparras;
– Queijo ralado;
– 4 pãezinhos;
– Aceto balsâmico;
– Azeite de Oliva;
– Pimenta preta moída na hora;
– Sal.
Modo de preparo
Enrole o filé em papel filme e guarde no freezer até que esteja bem firme, mas não congelado. Lave a rúcula e reserve. Corte a carne em fatias finas e vá montando em um prato raso, alternando camadas de rúcula e filé.
Divida em quatro partes. Sirva-se e tempere no prato, a seu gosto, com: alcaparras, sal – não exagere, pois alcaparras e queijo ralado já são salgados! – azeite, queijo ralado, aceto balsâmico e pimenta preta moída na hora.
De acompanhamento, nada melhor que pão do dia.

Comida que mais amo nesse mundo! Tem dicas de #comofazer lá no blog. Basta acessar www.receitadeviagem.com.br e buscar por “carpaccio”. Feito com carne fresca e #triboa do FoodMet. #carpaccio #homemadefood #jantinhadehoje #jantinha #jantinhatop #comidinhaboa #comidinha #foodmet #abattoir #carnecruda #carnecrua #carnecruanãofazmal #carnivora #euquefiz #blogdereceitas #blogreceitadeviagem #receitadeviagem #comidacaseira #comidafria #comidafresca #freshfood #beef #beefcarpaccio #instafood #lovecarpaccio #italianfood #loveitalianfood #nofilter

Uma foto publicada por janina stasiak (@blog_receita_de_viagem) em

Origem: o Carpaccio, com este referido nome, tem uma história tão conhecida. É certo que a grande maioria das culturas tem pratos elaborados com carne crua, mas este é certamente um dos mais populares.
Os créditos desse prato vão para Giuseppe Cipriani, proprietário do Harry’s Bar de Veneza na Itália. Ele concebeu a iguaria preparada desta forma para atender o pedido de uma requintada senhora da cidade, que recebeu recomendações médicas para comer carne crua e como remédio para sua anemia. A receita original leva as fatias finas de carne e molho com maionese fresca. A criação recebeu esse nome por conta de uma exposição que passava pela cidade na época, do pintor italiano Vittore Carpaccio.

2014-06-12_21-02-21_580

Antes do tempero!

2 thoughts on “Receita de Carpaccio de Filé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.