Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Carpaccio de Filé Selado com Crosta de Pimentas

Carpaccio de Filé Selado com Crosta de Pimentas, além de dicas de onde comprar!

Estou para postar esta Receita de Carpaccio de Filé Selado com Crosta de Pimentas há muito tempo, mas demorei para ficar muito monotemática. Afinal, tenho vários preparos de carne crua (meu tipo de comida favorita neste mundo!) e acho legal variar um pouco. Se tiverem interesse, podem conferir todas estas receitas aqui.

Elaborei esta receita de Carpaccio de Filé altamente inspirada em um episódio do Top Chef americano – eu realmente amo acompanhar reality de culinária! Vi brevemente a preparação e fui atrás de elaborar minha própria versão.

Enfim, quero lembrar que apesar da crosta de pimentas, este carpaccio de filé não é extremamente apimentado. Para saber como, acompanhe o preparo na receita completa (e sem esquecer de compartilhar os truques e dicas) abaixo. Vem ver! Serve quatro pessoas como entrada.

Receita de Carpaccio de Filé Selado com Crosta de Pimentas

Ingredientes

  • 400 g de lombo de filé mignon (parte maior);
  • Pimenta rosa, branca e preta em grãos (quantidade ao seu gosto);
  • Sal;
  • Alcaparras;
  • Rúcula;
  • Parmesão ralado
  • 1 limão;
  • Azeite.

Modo de preparo

Comece limpando o lombo do filé (se necessário), removendo gordurinhas e possíveis nervos. Prepare a crosta de pimentas moendo grosseiramente uma colher de sopa de cada pimenta, em um pilão. Tempere o lombo com sal a seu gosto e coloque as pimentas moídas em um prato.

Em seguida, enrole a carne nas pimentas até ficar bem envolvido. Enrole em um plástico filme e deixe descansar na geladeira por 30 min. Retire da geladeira após esse período. Em uma frigideira ou panela antiaderente, coloque azeite e deixe aquecer bem. Frite a carne durante 2 min de cada lado, para que fique bem tostada por fora e crua por dentro.

Depois de selar a carne, retire da frigideira e espere esfriar por uns 5 min. Enrole novamente em papel filme e deixe descansar na geladeira por mais 20 min. Retire da geladeira e corte em fatias finas (o mais fino que conseguir).

Por fim, sirva o carpaccio de filé sobre uma camada de rúcula. Salpique alcaparras e queijo parmesão e tempere com molho de limão com uma pitada de sal e azeite. Pão francês para acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.