Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas, Sopas

Receita de Cappelletti in Brodo

Apesar de parecer difícil, recomendo muito testar essa receita de cappelletti em casa!

Preciso confessar que nunca me imaginei fazendo Cappelletti em casa. Nos acostumamos a ter dos melhores, feitos artesanalmente em Veranópolis (RS) e por aqui na Bélgica, vez ou outra comprava pronto. Mas tinha tanto caldo já preparado em casa que pensei que seria uma boa ideia testar nossas habilidades.

E digo nossas porque enquanto eu abria e cortava a massa, o marido enrolava os cappelletti’s, e no fim foi super rápido fazer! O grande porém é que queria eles bem pequenos, o que é mais difícil, mas na próxima vou tentar. Usei o menor aro de modelar comida para cortar os disquinhos redondos e eles ficaram de tamanho médio após cozidos.

Sobre recheio: o que segue é uma sugestão do que fiz, com o que tinha em casa. Você pode usar o recheio que preferir, apenas tenha em mente que ele precisa ser compacto e mais firme. Em geral, além da carne (processada depois de cozida), leva ovo e queijo ralado. Mas se por algum motivo ficar muito líquido e difícil de usar, adicione um pouco de farinha de rosca.

Sobre o caldo: o tradicional é fazer caldo com carnes em casa e usar as mesmas para rechear os capelletti’s. Mas usei um caldo de carne que tinha pronto há tempos no congelador, apenas temperei um pouquinho mais para deixar bem saboroso. Bora cozinhar?!

Receita de Cappelletti in Brodo

Ingredientes

  • 200 g de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 2 colheres de farinha de sêmola de grano duro;
  • 150 g de peito de frango cozido;
  • 100 g de linguiça calabresa;
  • Caldo para o brodo;
  • 200 g de queijo parmesão;
  • Sal e pimenta branca;
  • Salsinha para finalizar.

Modo de preparo

Prepare a massa misturando as farinhas e uma pitada de sal. Faça um buraco no meio da farinha e adicione dois ovos já batidos levemente. De fora para o centro, vá incorporando até formar uma massa lisa e homogênea. Se sentir muita dificuldade para amassar, adicione uma colher de sopa de água. Mas quanto mais firme e seca for a massa, melhor.

Depois de pronta, deixe a massa descansar envolvida em um saco plástico, pelo menos durante o tempo em que prepara o recheio.

Para preparar o recheio, corte em pedaços o frango e a linguiça calabresa e moa em um processador. Adicione o ovo e metade do queijo ralado, finalizando com uma pitada de pimenta. Se ficar muito líquido, adicione uma ou duas colheres de farinha de rosca.

Em seguida, espiche a massa com um cilindro ou rolo (o mais fino que conseguir) e faça pequenos disquinhos. Recheie e feche primeiro tipo um pastelzinho (a borda precisa ser grandinha, pois o recheio expande e pode vazar), depois dobre a borda e junte as pontas. Por sorte, não abriu nenhum dos nossos cappelletti’s, e se você quiser ver como moltar eles, confira esse vídeo onde a chef Paola Carosella dá uma aula sobre massas.

O vídeo inteiro é muito interessante, recomendo pois ela dá muitas dicas, mas se quiser ver apenas a montagem, é a partir do minuto 6.

Por fim, depois de montados vá os acomodando em uma bandeija sobre um pano ou papel manteiga. Se quiser evitar que eles grudem, adicione farinha de sêmola de grano duro (eu nem precisei, pois minha massa estava bem seca!). O que não for consumir, já que a receita rende bem, pode ser congelado para usar em outras ocasiões.

Cozinhe no caldo quente (ao dente, no meu caso depois de 12 min. cozinhando, mas tudo vai depender da sua massa, da sua farinha…) e sirva com salsinha picada e queijo parmesão ralado.

Em tempo: esta massa é tradicional da região da Emilia Romagna, conhecida como o paraíso das massas frescas e terra da lasanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.