Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Receita de Bolo Pão de Mel

Receita de pão de mel que será usado em outra receita bem tradicional belga que logo compartilharei aqui!

Eu sou louca por Pão de Mel (na verdade, amo mel!) e alguns aspectos me fizeram trazer essa receita para cá hoje. Um é que comprei mel de excelente qualidade, produzido pelo pai de uma amiga polonesa, e que veio diretamente da Polônia (incrível).

Dois, é que eu quero compartilhar a Receita de Carbonade Flamande – um dos pratos típicos da Bélgica, uma espécie de carne de panela belga. E na receita clássica, vai um ingrediente curioso, mas que faz toda diferença: Pain d’Épices.

E esta iguaria nada mais é do que um bolo francês de preparo rápido, que leva farinha, especiarias e mel. Porém, o resultado final é um bolo pão de mel delicioso, que pode ser usado não apenas como ingrediente, mas que pode ser consumido normalmente.

Por isso compartilho a receita abaixo, a mais interessante que encontrei em francês, mas que precisou de uns melhoramentos. Portanto, não é uma receita minha, mas se não fossem as minhas observações, daria errado. Me acompanha que logo vão entender sobre o que estou falando.

Receita de Bolo Pão de Mel

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 200 ml de mel;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 cravos;
  • Pitada de noz moscada e de pimenta do reino;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 80 g de manteiga;
  • 120 ml de nata;
  • 200 g de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 180 graus. Bata os ovos brevemente em um bowl grande. Adicione o mel e misture bem. Adicione o cacau em pó e a canela e misture bem.

A receita original não leva cravo, nem noz-moscada ou pimenta, mas eu gostei do complemento com outras especiarias. Moí os dois cravos no pilão e fui cuidadosa ao adicionar estes temperos extras, para evitar que roubassem a cena.

Depois das especiarias, adicionei a manteiga (que deixei amolecendo no forno que estava sendo aquecido), mas tome cuidado para não aquecer demais! Do contrário, elas podem cozinhar os ovos. Coloquei a nata e misturei bem.

Adicionei a farinha aos poucos, mexendo sempre e quando estava bem misturado, adicionei a pitada de sal.

Finalizei colocando o fermento e coloquei para assar em uma forma forrada com papel manteiga (acho mais fácil fazer isso que untar). Levei ao forno para assar e a receita original indicava tempo de 20 min. Mas nem por decreto que isso é possível. Então deixei os 35 min., tempo que normalmente preciso para assar um bolo no meu formo.

Mas indico que faça o teste do palitinho, mas sem deixar que o bolo pão de mel fique seco demais. Ele é naturalmente um bolo úmido, e tão saboroso que nem precisa de cobertura!

— — —

Receita original você confere aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.