Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Batata com Linguiça no forno

Receita fácil e com ingredientes simples, para quem aprecia uma boa linguiça toscana.

Assadinho misto da semana é receita antiga da casa, e leva batata, linguiça toscana e cerveja!

Quando vi esta Receita de Batata com Linguiça em algum dos muitos programas de culinária que assisto, não estava procurando por algo tão específico. Mas era exatamente o que precisava para um almoço fácil e saboroso! Foi neste momento que descobri como é bom ter sempre em casa estes dois ingredientes: linguiça toscana (ou salsichão de churrasco, como conhecemos aqui no RS) e batata. Nem vou falar da cerveja, que casualmente tinha em barril, da foi feita por nós.

A ideia casa muito com preparos que tenho adorado fazer: assados mistos de carne e legumes e vegetais. Quem segue o perfil do blog no instagram já deve ter percebido esta preferência. Quando descobri esta linguiça toscana produzida no Brasil no Olá Markt Brasil, não pensei duas vezes em preparar novamente esta receita, que há tempos não fazia, e por isso este post foi atualizado.

Medidas para duas pessoas.

Receita de Batata com Linguiça no Forno

Ingredientes

  • 6 batatas médias;
  • 6 linguiças linguiças do tipo toscana;
  • Cebola, em quantidade ao seu gosto;
  • Dentes de alho, em quantidade a seu gosto;
  • 1 xícara de cerveja (tipo amber, stout, red ou bock);
  • Azeite de oliva;
  • Sal e pimenta preta;
  • Tomilho fresco, alecrim ou mangerona.

Modo de Preparo

Lave bem as batatas e corte em quatro pedaços, se forem grandes. Se pequenas, use inteiras e em maior quantidade. Cozinhe por 6 min. as batatas, com uma colher pequena de sal. Escorra a água e reserve.

Aqueça o forno em temperatura média. Se seu forno tem controle de temperatura na parte superior, coloque na máxima, mas sem ligar o aquecimento superior.

A quantidade de cebola e alho varia conforme o seu gosto. Se apreciar, escolha uma grande, descasque e corte em 8 partes. Se for média, use 2 e corte em 4. Se forem pequenas, use quantas apreciar, cortadas ao meio. O alho, costumo colocar com casca. Isso porque se for cortado ou triturado, vai queimar muito mais rápido que os outros ingredientes e deixar a comida amarga.

Monte o prato em uma assadeira, colocando as batatas, as linguiças, a cerveja, a cebola, o alho, um fio de azeite, pimenta e uma pitada de sal ( já que a linguiça é salgada). Asse por 20 min. Se seu forno tem aquecimento superior, ligue o mesmo para que a batata e a linguiça fiquem douradas e asse por mais 5 ou 10 min. Se não, eleve a temperatura ao máximo nos 10 min. seguintes, virando os ingredientes de lado, para que dourem por completo. Sirva com salada verde.

Dica: tenha sempre batata e linguiça em sua geladeira. Este tipo de embutido pode ser congelado e serve para fazer vários pratos, combinados com batata ou não. A batata é outro coringa que dura por bastante tempo na geladeira e um dos carboidratos mais versáteis. Para saber mais sobre quais são os ingredientes que não podem faltar na sua cozinha, leia este post aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.