Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Receitas com Quinoa em Grãos – Risotto

Veja como fazer “risottos” saudáveis e saborosos com quinoa em grãos.

risotto-de-quinoa-e-alcachofra-receita-de-viagem

Risoto de Quinoa, Frango e Alcachofra.

O risotto em si é sempre um prato delicioso – e sempre existe uma receita para agradar aos paladares mais diversos. A versatilidade do prato tradicional italiano converge para uma linha mais saudável, à partir do momento em que mudamos o seu principal ingrediente, substituindo o arroz por quinoa.

Neste post e no próximo apresento duas receitas de quinoa, que você pode usar como base para inúmeros pratos – vai depender da sua fome, vontade e criatividade! Nesta que talvez não seja correto chamar de risotto, mas voilá, duas bases diferentes, mas igualmente saborosas. Tudo vai depender do tempo que você tem disponível. Aprecie sem moderação!

Risoto de Quinoa

Neste caso, existem dois modos de preparo diferente: você pode preparar colocando a quinoa para cozinhar junto com a cebola refogada (como se faz com o arroz em um risoto tradicional, ver receita aqui) ou pode adicionar já cozido, em preparos que indico a seguir.

O segundo preparo é bem mais simplificado e indico para os casos em que se tenha um pouco mais de pressa. Ideal também para quem é vegetariano – o frango pode ser substituído por outros ingredientes do seu agrado.

Risoto de Quinoa com Frango e Cogumelos Frescos

risotto-de-quinoa-e-frango-receita-de-viagem

Risoto de Quinoa, Frango e Cogumelos Frescos.

Serve duas pessoas.

Ingredientes

  • 300 g de carne de frango (usei sobrecoxa) sem pele e sem osso;
  • 200 g de cogumelo paris fresco;
  • 1 xícara de quinoa já cozida;
  • 2 colheres de sopa de vinho branco;
  • 1/2 cebola média;
  • 3 colheres de manteiga;
  • Sal, pimenta branca;
  • Salsa e cebolinha;
  • Queijo parmesão ralado fino (opcional);
  • Salada verde para acompanhar.

Modo de preparo

Corte a carne em cubos e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande ou wok e com uma colher de manteiga, refogue os cubos de frango até que esteja dourado. Reserve. Limpe os cogumelos, corte em quatro partes (removendo a parte mais dura do “caule”) e refogue com uma colher de manteiga. Quando estiverem começando a dourar, desligue a panela e salgue levemente. Reserve.

Na mesma panela (sempre, para aproveitar ao máximo o sabor dos alimentos), coloque outra colher de manteiga e quando derreter, refogue a cebola cortada em brunoise (cubinhos). Quando estiver cozida, coloque as duas colheres de vinho e cozinhe até evaporar.

Quando o vinho tiver evaporado, adicione a quinoa já cozida (ver como cozinhar neste post aqui). Refogue por dois minutos e se achar necessário, adicione uma ou duas colheres de água (para deixar mais molhadinho). Adicione o frango e os cogumelos já dourados e misture bem. Ajuste sal e pimenta e se apreciar, adicione uma colher de queijo parmesão ralado enquanto o risoto ainda estiver no fogo, ou já no prato.

Depois de desligado, adicione salsa e cebolinha picados, para finalizar, misturando bem. Sirva com salada verde.

Risoto de Quinoa com Frango e Alcachofra

risotto-de-quinoa-receita-de-viagem

Risoto de Quinoa.

Serve duas pessoas

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de quinoa em grãos;
  • 300 g de frango picado em cubos (usei sobrecoxa desossada e sem pele);
  • 150 g de alcachofra em conserva;
  • 1/2 cebola média picada em cubinhos;
  • 2 col de manteiga;
  • Sal e pimenta branca;
  • Cebolinha à gosto.

Modo de preparo

Corte o frango e tempere com sal e pimenta. Aqueça a panela onde vai preparar o risoto e quando estiver quente, coloque a manteiga. Quando esta derreter, coloque o frango para dourar.

Quando o frango estiver dourado, adicione a cebola picadinha e refogue até que esteja cozida. Adicione a quinoa, mexa e adicione 1 1/2 xícara de água quente. Mexa sempre e se a quinoa ainda não estiver cozida quando a água evaporar por completo, adicione mais um pouco. Repita o processo até que o cozimento esteja completo.

preparando-risoto-de-quinoa-receita-de-viagem

Preparando risoto de quinoa e frango.

Quando estiver quase pronto, adicione a alcachofra cortada em pedaços. Para deixar mais cremoso, adicione meia colher de manteiga. Finalize com cebolinha picada e queijo parmesão ralado, se desejar.

risoto-de-quinoa-e-alcachofra-receita-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.