Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária, Frutos do mar, Peixes, Receitas

Poke bowl, o que é e como fazer

Aprenda a fazer Poke bowl, o prato tradicional havaiano.

— — —

O que é Poke

O Poke bowl é um prato havaiano à base de peixe ou frutos do mar, tradicional do Havaí. O parente distante do temaki e do sushi (pois leva muitas vezes os mesmos ingredientes) tem uma base de grãos (geralmente arroz), peixe fresco em cubos, molho de soja e alguns legumes. Variações do prato podem levar salada, quinoa, frutos do mar ou até mesmo ser vegetariano.

O prato surgiu no Havaí nos anos 1960, quando pescadores preparavam um prato rústico com peixe cru temperado e cortado em cubos graúdos, servido em uma tigela com arroz japonês. A natureza leve, fresca e saudável do Poke rapidamente o fez popular no Brasil, quando alguns restaurantes levaram a “novidade” para o país.

— — —

Como fazer Poke Bowl

Para montar seu Poke Bowl, é preciso escolher uma basa, uma proteína, os legumes, um molho e as coberturas para finalizar (que dão um toque especial ao prato). Para fazer o seu prato, é preciso cozinhar a base, temperar a proteína escolhida (e cozinhar, se assim preferir), cortar os legumes (normalmente servidos crus) e montar, finalizando de forma harmônica com os ingredientes de sua preferência.

Abaixo segue uma lista (que pode ser impressa!) para montar o seu Poke, com os ingredientes básicos e mais tradicionais usados no preparo do prato. Algumas receitas incluem frutas, nozes e castanhas. Faça de acordo com a sua preferência!

— — —

Receita de Poke de Salmão com Quinoa

Abaixo, segue dica de preparo do meu Poke bowl favorito, com Salmão e Quinoa e sua variação com arroz de sushi e pepino. Vem ver!

Ingredientes

Os ingredientes que você vai precisar estão na foto abaixo!

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa conforme as dicas deste post aqui. Limpe os cogumelos shimeji e prepare conforme as dicas deste post aqui. Corte o salmão em cubos e tempere com um pouco de azeite e shoyu misturados. Corte o abacate em fatias, a cebolinha e monte conforme a foto. Finalize com gergelim e mais molho shoyu.

Abaixo, dica de preparo com arroz ao invés de quinoa e adição de pepino.

— — —

Gosta deste tipo de post com um pouco de história + receita? Deixe sua opinião no box de comentários.

Algumas outras receitas para inspirar na hora de preparar seu Poke, acesse este link aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.