Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bruxelas, Onde comer (e beber!)

Onde comer peixes e frutos do Mar em Bruxelas: Noordzee Mer du Nord

Conheça o fishbar que é parada obrigatória de quem gosta de comer peixes e frutos do mar frescos em Bruxelas.

Noordzee Mer du Nord - Receita de Viagem

Vapor da sopa de peixe subindo!

Nada como um peixe fresco preparado na hora, não é mesmo? Quem gosta e visita Bruxelas, tem como melhor opção o Noordzee Mer du Nord. A peixaria e fishbar, com duas unidades, é uma opção diferenciada na cidade. Tem como proposta comercializar peixes e frutos do mar frescos, além de servir no bar alimentos preparados na hora.

O resultado dessa dinâmica é bem simples e positivo: os peixes do dia saem rápido e sempre tem comida fresca, para comer ou levar. Os preços dos produtos não são os melhores – cerca de 25 euros o kg do bacalhau fresco.

Já comer os pratos preparados na hora compensa. Para se ter uma ideia, gastamos 18 euros por  2 taças de vinho (2,50 cada) e 13 euros por croquete de peixe (duas unidades de tamanho médio), mais uma porção de razor clams, estes frutos do mar da foto abaixo que estava louca para provar. Se não conhece e deseja tentar, aviso: apesar da aparência, são muito bons! Tem textura de lula e sabor de camarão. Uma porção pequena de Camarões a la Plancha custa 8 euros, por exemplo.

Razor Clams - Receita de Viagem

Razor clams!

Camarões a la plancha - Receita de Viagem

Camarões a la plancha.

Bolinho de peixe - Receita de Viagem

Croquete de peixe.

Veja como funciona e coloque na lista de lugares onde comer em Bruxelas!

Como é o fishbar do Noordzee Mer du Nord

Serviço

O serviço começa às 11h. Os pratos oferecidos dependem do horário e da época do ano; na medida em que os produtos saem do fishbar ou da peixaria, eles saem da lista de opções de pedido.

Sendo assim, não existe um cardápio fixo, apenas um quadro branco onde eles costumam descrever no começo da manhã o que está sendo servido no dia. Se você deseja comer determinada coisa e não ver a mesma escrita neste quadro, pergunte se tem. Em uma entrada ao lado, há uma espécie de bar de ostras, com mesas e bancos.

Atendimento

A princípio, parece uma bagunça mas funciona. São vários funcionários trabalhando na parte interna da peixaria que vão atendendo quem se aproxima do balcão. Você faz o seu pedido e atravessa a rua em busca de uma mesa alta, sem cadeiras, onde possa comer. Quando seu prato estiver pronto, eles te chamam pelo nome.

Balcão para pedidos - Receita de Viagem

Pedidos no balcão.

Cardápio

Frutos do mar e peixes podem ser consumidos empanados e fritos ou “a la plancha”, feitos na chapa. Os temperos em geral são bem suaves. Além disso, tem sopa de peixe, hamburguer de peixe, escargots e bolinhos, sempre acompanhados de salada e pão. Para beber, vinhos, cervejas (poucas) e refrigerantes. Ostras frescas são servidas na entrada ao lado do balcão, em um ambiente fechado.

Toda a infraestrutura é bem simples, não funciona como um restaurante onde as pessoas são servidas na mesa. O máximo que vai além do balcão é um funcionário que recolhe lixos, garrafas e talheres.

As mesas na praça - Receita de Viagem

Mesas na praça.

Noordzee Mer du Nord

Rue Ste Catherine, 45
1000 Brussels – Belgium

ou

Rue de Luxembourg 62-64
1000 Brussels – Belgium

Site oficial

Em tempo: em frente ao Noordzee tem outra peixaria, a ABC, que também serve peixes e frutos do mar preparados na hora, além de paella e pratos co sabores bem espanhóis. Se estiver a fim de algo mais picante ou se o Noordzze estiver lotado, tente este outro fishbar. O atendimento funciona da mesma forma, os preços são similares, as opções de pratos são diferentes e tudo é igualmente fresco e saboroso.

Poissonnerie ABC - Receita de Viagem

O outro fishbar.

Vieiras na peixaria ABC - Receita de Viagem

Vieiras!

4 thoughts on “Onde comer peixes e frutos do Mar em Bruxelas: Noordzee Mer du Nord
  • Flavio Henrique B olzan disse:

    Com certeza, este vou visitar. rsrs… Só de ver esses camarões a la plancha minha bora se encheu de água. rsrs… Obrigado pelas dicas, em breve estarei por Bruxelas com minha noiva e seu site e Instagram estão nos dando ótimas referências. Ficaremos de 27/08 a 12/09 por aí, queremos aproveitar principalmente o festival BBW. Ficaremos felizes se tivermos a oportunidade de conhecê-la. Grato pela ajuda.

    • Olá Flávio!
      Visite sim o Mer du Nord, é uma experiência. Além de ficar em uma região linda.
      Vamos combinar de nos encontrar sim, estaremos por aqui no final de semana do BBW.
      Fiquei muito feliz com esse retorno de vocês, se precisar de outras informações e que puder ajudar, só me procurar por aqui ou Instagram.
      Abraço!

  • […] Uma das regiões mais charmosas do centro de Bruxelas, a Igreja de Sainte-Catherine é cercada de bons restaurantes, algumas muralhas históricas (aos fundos, é possível ver a Tour Noir, parte da primeira muralha que protegia Bruxelas), dois lagos artificiais e o melhor lugar para quem gosta de petiscar peixes e frutos do mar muito frescos e preparados na hora (conheça o Mer du Nord neste post aqui). […]

  • […] Bem diferentes dos croquetes portugueses e brasileiros, os croquetes belgas tem interior cremoso e geralmente levam recheio de queijo ou de pequenos camarões cinzas (uma iguaria do país. Onde comer: Mer du Nord em Bruxelas, confira mais infos aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.