Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

França, Viagem

7 Dicas de Passeios em Paris

Programando passeios em Paris? Confira minha lista de passeios e atividades preferidos na cidade que mais visitei na Europa.

Ponte de Bir-Hakeim em Paris.

Segundo post da sequência sobre a capital da França é com dicas de passeios em Paris. Sei que existem muitos bons blogs de viagem que falam da cidade, por isso nem me arrisco a postar mesmices. Todo mundo sabe quais são as principais atrações da Cidade Luz, e nem preciso dizer que elas são essenciais. Para ver o post de introdução, clique aqui.

Também penso que os roteiros variam muito de acordo com as preferências de cada um – uma pessoa que gosta de visitar museus vai querer se perder por eles, uma que não gosta não vai fazer questão de visitar o Louvre.

Minha lista de passeios em Paris foge um pouco desses clássicos – é para quem já visitou os principais pontos turísticos e quer relaxar, ver ou fazer coisas diferentes, ou simplesmente atividades que não considerou em um primeiro roteiro ou em uma primeira viagem. Não tem nenhuma grande novidade, mas também não são coisas que podem ser consideradas atrações turísticas essenciais. São atividades que gostei de fazer quando estive na belíssima capital da França e que recomendo muito.

7 Dicas de Passeios em Paris

1 – Passeie de barco no Rio Sena tomando champagne

Antes de dizer que isso é tradicional, um adendo: existem muitos tipos de passeios de barco na cidade. Já fiz umas duas ou três vezes e considero essa uma atividade bem importante para quem visita Paris. Mas a recomendação é que se faça o passeio nos barcos com opção de jantar e escolher apenas tomar champagne enquanto revê os pontos turísticos da cidade (que há esta altura, você já visitou).

Esqueça os barcos com muitos banquinhos e lotados de turistas, reserve um espaço no seu roteiro para esse momento mais elegante (e que nem é tão mais caro assim). Mas esqueça o jantar – na parte inferior do barco você não vai ver nada da cidade. Pegue sua taça de champagne e fique na parte superior e aberta do barco.

2 – Faça um piquenique

Paris é uma cidade deslumbrante. Possui praças, parques e uma infinidade de outros lugares onde você vai ter vontade de ficar sentado, relaxando e curtindo a paisagem e a movimentação das pessoas. Quando conhecer o lugar que provocar essa vontade em você, não pense duas vezes: faça um piquenique.

Mas já viaje com a intenção de fazer esse passeio em Paris: na bagagem despachada, leve uma faca (pequena, por favor!) para passar manteiga e cortar queijo, além de um saca rolhas – caso vá se hospedar em um hotel. Em um mercado ou boulangerie, compre pão, queijo, frutas, bebidas e aproveite um momento agradável, nessa atividade que é bem francesa.

No nosso piquenique, ficamos observando o treinamento da polícia no Rio Sena.

Lembre apenas de levar embora todo o lixo que fizer! Nosso piquenique em Paris foi em uma das ilhas do Sena, mas praticamente toda a margem do rio e os parques da cidade são boas opções para programar o seu.

3 – Aos domingos, perca-se pelas ruas do Marais

O Marais é uma região no centro de Paris, formanda por dois bairros: o 3˚ e o 4˚ arrondissements. A região é linda e simpática, e é a parte viva da cidade aos domingos. Isso porque neste dia da semana, tudo fecha, menos as lojas e restaurantes do Marais.

Entrada do Musée Carnavalet.

Na região, além da conhecida Place des Vosges está o excelente Museé Carnavalet, que é o museu perfeito para quem quer conhecer mais sobre a história de Paris. Neste bairro está o Marché des Enfants Rouges, uma excelente opção para o almoço tardio de domingo.

Entrada do Marché des Enfants Rouges.

4 – Tome um café na Rue de Montorgueil

Eu me apaixonei por esta pequena rua de pedestres próxima ao Centre Pompidou na primeira vez em que estive em Paris. Entramos nela meio que por acaso, e nos encantamos com a diversidade de seus cafés, lojas e confeitarias.

Rue de Montorgueil em Paris.

Depois de percorrer o pequeno trecho maravilhando-se com as vitrines, provando doces e queijos, escolha um café, peça uma bebida do seu agrado e fique observando o movimento. Nesta rua fica a conhecida Pâtisserie Stohrer – a mais antiga de Paris (fundada em 1725, pelo confeiteiro austríaco Nicolas Stoher, que foi levado para a capital da França para fazer os doces do casamento de Maria Antonieta).

5 – Caminhe da ponte de Bir-Hakeim até a Estátua da Liberdade na Île aux Cygnes

A ponte de Bir-Hakeim é um dos lugares mais fotogênicos de Paris e um passeio pela região é uma das opções para quem quer fugir das atrações mais populares da cidade. Toda estruturada em aço, tem parte inferior em formato de arco e desenho de inspiração Artnouveau

Estátua da Liberdade de Paris.

No meio da ponte está o acesso a Île aux Cygnes, cuja agradável caminhada leva a Estátua da Liberdade de Paris. A réplica de 22 m em bronze da estátua americana (que foi presente da França), foi um presente dos EUA em comemoração ao centenário da Revolução Francesa.

6 – Visite o Le Bon Marché

Loja de departamentos mais sofisticada de Paris não tem a imponência das Galeries Lafayette, mas merece uma visita curiosa, pois é um dos lugares que os parisienses mais amam na cidade. Principalmente porque não é muito frequentado por turistas.

A construção de 1869 é obra do arquiteto Alexandre Leplanche e foi o primeiro prédio francês onde se utilizou as estruturas metálicas de Gustave Eiffel. É a indicação para quem busca roupas e artigos de decoração de qualidade.

Fachada La Grande Épicerie de Paris.

Mas se você não está interessado em compras, recomendo que atravesse a rua e visite a La Grande Épicerie de Paris, que faz parte do Le Bon Marché. Para quem aprecia culinária e gastronomia, é uma excelente opção para descobrir sabores (sempre muito frescos) do mundo todo. Na parte de restaurante, é possível almoçar ou fazer refeições rápidas.

7 – Faça compras na City Pharma e em algum Monoprix

Pode parecer estranha esta dica de uma farmácia incluída como passeio (também pode não ser novidade para muitos), mas acho importante compartilhar. Digo isso porque a França é a terra de algumas das maiores (e melhores) marcas de dermocosméticos e na City Pharma é possível comprar pelo melhor preço da cidade.

Fachada da City Pharma.

Se tiver interesse, esse é o endereço: 26 Rue du Four, Saint-Germain-des-Prés. Sempre tem produtos em oferta, então vale dar uma espiadinha.

Monoprix (rede francesa de supermercados) também é uma excelente opção para compra de cosméticos em Paris. Nele é possível comprar produtos de marcas mais tradicionais e conhecidas como a Loreal e a Bourjois, além de outras nem tão conhecidas assim, mas igualmente boas. As marcas bem conhecidas, como a La Roche Posay que são vendidas em farmácias, também são mais baratas no Monoprix.

Este também é um ótimo lugar para para comprar lanchinhos, comidas e até mesmo lembranças de Paris.

— — —

Gostou das dicas de passeios em Paris? Acha que está faltando alguma coisa? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.