Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Itália, Viagem

Passeio em Cinque Terre

Post sobre nosso passeio em Cinque Terre, com dicas para conhecer este lugar belíssimo.

Como comentei no post sobre a Farmácia de Santa Maria Novella, nos hospedamos em Florença para realizar um passeio em Cinque Terre. E uso o termo passeio por um motivo bem específico: nós não nos hospedamos em nenhuma das cinco vilas, apenas circulamos por elas.

De qualquer forma, acho interessante compartilhar a experiência, pois mesmo sendo um passeio e não uma visita com relato de onde ficar em Cinque Terre, segue um mini-guia para quem está programando viagem para Itália. É um lugar único e cheio de peculiaridades, que gostaria de ter tido um tempo maior para explorar. Fica a deixa para voltar!

Cinque Terre: o que você precisa saber

As “cinco terras” são cinco pequenas belas vilas em uma região acidentada da costa da Ligúria, na Itália. São elas: Monterrosso al Mare, Vernnazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

Por serem vilas nas encostas das montanhas, o acesso geralmente se dá ladeira abaixo. Carros visitantes ficam em estacionamentos no topo de cada vila, após percorrer estradas sinuosas entre florestas e plantações. Para descer até a parte mais antiga das cidades é fácil, mas para voltar, é preciso caminhar. Mas a beleza do lugar compensa qualquer esforço!

Os habitantes de Cinque Terre se beneficiam não apenas do mar cristalino, mas também de seu ambiente natural, onde a natureza selvagem é intercalada com vinhedos, olivais e pomares cítricos.

Para organizar um passeio em Cinque Terre e explorar a região, é possível realizar trilhas, apreciando vistas de tirar o fôlego, além de visitar igrejas, castelos, mergulhar e degustar os excelentes vinhos e gastronomia tradicional da região. Apesar de contar com mais de 5 milhas de costa, cada cidade tem uma pequena enseada, com poucas praias onde é possível se banhar.

Segue uma pequena descrição de cada uma das Cinque Terre!

  • Monterrosso al Mare

Esta é uma antiga vila localizada no topo da colina, oferecendo incríveis panoramas para todos que a visitam. As principais atrações turísticas são o Castelo Velho, a Igreja de São João Batista e o Convento dos Capuchinhos. A cidade moderna fica no sopé da Fenigia Hill, e possui algumas praias e áreas naturais. Entre as atrações dessa parte da cidade, está a Estátua de Netuno.

  • Vernnazza

Vernazza possui um pequeno porto pitoresco, prova de suas antigas tradições marítimas.  A cidade velha ainda tem estruturas defensivas, além de arquitetura elegante que conta com portais decorativos e colunatas elaboradas. Entre as principais atrações turísticas de Vernazza estão a Casa Paroquial de Santa Maria de Antioquia, o Castelo Doria e o Santuário da Virgem de Reggio.

  • Corniglia

Corniglia está localizada no topo de uma das montanhas da costa, e onde são produzidos excelentes vinhos, como o Cinque Terre DOC, o Pollenza e o conhecido Sciacchetrà. A chamada Praia de Givano, famosa praia de nudistas da região, fica na parte baixa da vila.

  • Manarola

Manarola está posicionada no topo de um penhasco que parece cair no mar. É um excelente exemplo de como um ambiente hostil pode – com atenção para a preservação da natureza – ser transformado em uma região com boa produção agrícola. Aqui estão mais evidentes os terraços onde são plantadas as vinhas e os pomares. Aqui, além de desfrutar de paisagens inspiradoras do promontório de Punta Bonfiglio, também é possível visitar o Santuário de Nostra Signora della Salute di Volastra.

  • Riomaggiore

Riomaggiore é a cidade mais conhecida das cinco vilas, bem como a mais próxima de La Spezia (considerada porta de entrada para a região e a principal base para quem planeja passeio em Cinque Terre). A vila também é o início da famosa rota de trekking da zona, escavada na rocha no início do século 20, e leva a Manarola, onde é possível percorrer a famosa Via dell’Amore. Outro caminho imperdível é o Sentiero Azzurro (Trilha Azul), quem atravessa o Parque Nacional de Cinque Terre.

— — —

Quando programar seu passeio em Cinque Terre

Os meses de primavera e verão na Europa são a melhor época para visitar as Cinque Terre. Estivemos lá em maio e as temperaturas eram bem outonais (na faixa dos 20 graus) e pegamos um pouco de chuva. É bom levar em consideração que julho e agosto são meses de alta temporada e, além de ter muito mais turistas, os preços sobem.

— — —

Como visitar Cinque Terre e circular pelas vilas

A região possui uma facilidade para quem está programando passeio em Cinque Terre: o Cinque Terre Card. O cartão oferece uso ilimitado para usar os trens que circulam pelas cinco vilas, com comodidades como banheiros e wi-fi. O bilhete de 1 dia custa € 16 e de 2 dias custa € 29 (preços para pessoas de 12 a 69 anos) e pode ser adquirido em uma das estações de trem de cada uma delas.

É preciso validar o cartão sempre antes de realizar o embarque. Nós fizemos o passeio de bate-volta, saindo de carro de Florença. Mas é necessário deixar em estacionamentos públicos (pagos), só moradores podem circular de carro pelas vilas.

O trem que liga as Cinque Terre!

Também existem diversas cidades nas proximidades podem ser usadas como base para quem quer percorrer a Itália de trem (recomendadíssimo) e rumar até La Spezia. De é possível pegar o trem regional que leva para as vilas. Se você quiser ficar em uma das vilas, recomendo ficar em Monterosso al Mare que é a mais plana das 5. Nas outras, carregar malas pode ser bem complicado.

— — —

Dica de onde comer e beber em passeio em Cinque Terre

No nosso passeio de um dia não fomos muito além de um almoço e paradas para lanches e bebidas, mas seguem as dicas de onde paramos.

  • Caffè Matteo, em Vernazza – para provar a recomendadíssima (descobrimos no Lonely Planet!) lasanha de molho pesto, que é tradicional da Ligúria. Endereço: Via Fieschi, 157 – 19018 – Vernazza – Itália

  • Bar e Vini a Piè de Mà, em Riomaggiore – paramos para uma bebida e apreciar a vista, mas eles tem um cardápio delicioso! Endereço: Via dell’ Amore, 55 – 19017 – Riomaggiore – Itália

  • Nessun Dorma, em Manarola – segunda parada para bebidas e petiscos. Endereço: Localita Punta Bonfiglio – 19017 – Manarola – Itália

— — —

Site oficial de turismo da região, com lista completa de hotéis, restaurantes, atrações turísticas e monumentos: http://www.lecinqueterre.org/por/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.