Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária

Dicionário de Culinária: Panela Wok

Conheça o acessório que se tornou indispensável em qualquer cozinha!

Panela Wok - Receita de Viagem

Panela Wok, ao contrário do que se pensa, não tem seu uso restrito ao preparo de pratos de origem oriental. Surgião na

Seu uso em cozinhas profissionais e caseiras tem sido adotado largamente, por sua função essencial: cozimento rápido e manutenção das propriedades nutritivas dos alimentos.

Por esse motivo, a panela wok acabou por tornar-se o acessório favorito de quem busca uma alimentação saudável. Mas sua popularização deu-se por sua versatilidade: uso muito para fazer risoto, além de diversos outros pratos, pois ela tem bordas altas e posso mexer e misturar qualquer prato, sem precisar me preocupar se vou jogar algo para fora ou não. Mas cozinhar profissionais, a wok vem sendo muito usada para o preparo de compotas, molhos, grelhados e alimentos cozidos no vapor.

Frango com Missô - Receita de Viagem

Frango com molho na panela wok.

Como é uma Panela Wok

Criada para atender as necessidades da cozinha chinesa, que sofria com falta de carvão e lenha, tem por objetivo o cozimento rápido. O que caracteriza uma Panela Wok é o seu formato similar ao de uma frigideira, porém funda, côncava, larga e sem cantos. Cozinha os alimentos rapidamente, de forma uniforme e sem queimar.

Cozinhando com uma Panela Wok

Confira dicas de como tirar o máximo proveito da sua wok!

  • Risotos: por ser as bordas altas e espaço para mexer, fica muito mais fácil e prático fazer risoto neste tipo de panela!
  • Frituras: por ter formato côncavo, garante que o fundo esquente mais rapidamente, sem que a gordura da parte superior esfrie. É mais rápido fritar na wok.
  • Saltear: um dos principais usos da wok na culinária asiática está no processo de saltear alimentos. Com pouca gordura e alimentos cortados em pedaços pequenos (cubos ou tiras), se você tiver espaço, pode mexer fazendo movimentos com a panela ou com espátulas e colheres. Tenha como referência o vídeo abaixo:

  • Vapor: por ser uma panela larga e funda, a wok é o recipiente ideal para cozinhar alimentos no vapor, com uma peneira ou panela de bambu.
  • Molhos: a wok ajuda a selar os alimentos mais rapidamente, mantendo o seu sabor. Por isso é ideal para o preparo de guisados, molhos, ensopados e demais preparos com bastante líquido.
  • Defumado: algumas woks já são comercializadas com acessórios para o processo de defumação, onde coloca-se no fundo carvão em brasa e serragem para liberar a fumaça, e os alimentos em uma grade para passarem pelo processo de defumação.
Risoto abobrinha, bacon e salvia 2

Risoto na panela wok.

Refogando o espinafre aos poucos - Receita de Viagem

Refogando espinafre na panela wok.

Origem

A Panela Wok surgiu na cidade de Cantão na China, capital da província de Guangdong. Acredita-se que tenha sido elaborada a partir de uso que os militares chineses faziam de seus capacetes quando em campanhas mais longas. Cozinhavam no acessório fundo de metal, diretamente no fogo.

Seu uso difundiu-se largamente e é essencial nas cozinhas do Leste e Sudeste da Ásia.

2 thoughts on “Dicionário de Culinária: Panela Wok

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.