Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Itália, Viagem

Paestum, ruínas gregas no sul da Itália

Encerramos nossa viagem para a Itália em Paestum e seus magníficos templos gregos.

O sítio arqueológico de Paestum foi uma das melhores surpresas que visitamos no sul da Itália, e por isso escolhi para encerrar essa viagem. Depois de tanto ver ruínas romanas, chega até ser um alívio ver ruínas gregas – a cidade com templos mais bem preservados de tudo que foi construído pelos gregos na antiguidade.

Segue um pequeno resumo histórico de Paestum, uma lista com tudo que pode ser visto nesta importante atração turística da Campânia e por fim, instruções sobre como chegar e o que fazer para visitar. Espero que apreciem, me contem se já visitaram este lugar e boa viagem!

— — —

Paestum, pequeno resumo histórico

Paestum foi fundada pelos gregos de Sybaris em 600 a.C. Seu primeiro nome foi Poseidônia, em homenagem ao deus grego dos mares, Poseidon (Netuno para os romanos), mas a divindade dominante da cidade era Hera (na mitologia romana, Juno). Isso porque esta é a deusa da fertilidade e a região, uma planície exuberante e muito fértil. Até hoje Paestum é conhecida pelas rosas que crescem de forma selvagem.

Mas a cidade mudou seu nome até chegar em Paestum, após passar a ser dominada por uma tribo italiana que já vivia na região. A cidade então prosperou durante o Império Romano, chegando a receber alguns privilégios, mas entrou em declínio no século 4 d.C. até ser abandonada na Idade Média.

Pesquisadores descobriram que o aumento dos pântanos do Rio do Salso no século 9 d.C. podem ter colaborado para a preservação dos templos e estruturas de Paestum. A cidade só foi redescoberta na metade do século 18 e nesta época, foram considerada a “arquitetura mais antiga depois das pirâmides do Egito”.

— — —

Paestum, o que ver

Além do Museu Arqueológico é possível visitar as ruínas da antiga cidade grega que contam com a Basílica (templo mais antigo, dedicado à Hera, data de 560 a. C.), templo de Athena (único que se tem certeza a qual divindade foi dedicado) e templo de Netuno (o maior e mais bem preservado) . Todos os templos tem arquitetura do estilo dórico e no museu é possível ver partes dos ornamentos de cada um, que contam histórias da mitologia clássica greco-romana.

Site oficial: Parque Arqueológico e Museu de Paestum

— — —

Paestum, como visitar

Paestum está localizada na província de Salerno, município de Capaccio Paestum. Chegar até lá é muito simples: deixando a estação de trem, Paestum, você entra na cidade antiga. Uma agradável caminhada de 15 minutos será suficiente, passando pelo portão de Sirena , para chegar ao museu e à área arqueológica. Alternativa: descubra a rota ao longo da antiga muralha, que dura cerca de 30 min. neste link aqui.

Preços dos ingressos neste link aqui.

Parque Arqueológico de Paestum

Via Magna Grecia, 919 – 84047 
Capaccio Paestum (SA) – Itália

— — —

Para ver todos os posts com dicas de viagem para Itália, acesse este link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.