Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Legumes, Receitas, Vegetariana

Outra receita de vagem

Opção simples e diferenciada de vagem para quem quer variar nos preparos do dia a dia.

Preciso confessar que nunca fui lá muito fã de vagem – o fruto verde do feijão – pois na grande maioria das vezes é preparado extremamente cozido. Assim como brócolis! E vamos combinar que um vegetal verde muito cozido, não fica com uma aparência lá muito apetitosa.

Mas uma vez que se aprende a técnica de branquear alimentos, a vagem passa a ser uma opção interessante para quem gosta de consumir legumes. Eu não sou vegetariana, mas amo consumir legumes e eu duvido você não gostar da sugestão de preparo!

Esta receita é inspirada em pratos que provei de pierogi (os dumplings tradicionais da Polônia), que por vezes recebem um molho à base de manteiga derretida e farinha de rosca. Mas já deixo uma dica: fica melhor se você fizer sua própria farinha de rosca (ou panko levemente tostado) com sobras de pão torrado (nunca os coloque fora, congele para este tipo de uso!). Vem ver como é fácil fazer, tão deliciosa quando esta outra receita que postei aqui.

Outra receita de Vagem

Ingredientes

  • 300 g de vagem;
  • Manteiga, sal e pimenta (em quantidade ao seu gosto);
  • Farinha de rosca feita em casa;
  • 1 dente de alho (opcional).

Modo de preparo

Lave a vagem, remova as pontas (e o “fio” de uma de suas laterais, caso ela não seja muito nova), corte ao meio e cozinhe por mais ou menos 5 min. – ou até que ela esteja no ponto de seu agrado. Quanto mais nova for a vagem, melhor é e mais rápido ela cozinha. Assim que cozinhar, transfira imediatamente para um recipiente com água gelada e gelo, para encerrar seu cozimento.

Enquanto isso, prepare o “molho”, derretendo a manteiga em uma frigideira em fogo médio. Se for usar alho, coloque ele triturado neste momento, para que refogue levemente. Depois disso, adicione a farinha de rosca, um pouco de pimenta e sal. Misture bem e adicione as vagens já escorrida da água gelada.

Refogue em fogo baixo e sirva quente, como acompanhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.