Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Legumes, Petiscos, Receitas, Vegetariana

Outra receita de Antepasto de Berinjela

Especial para os fãs de berinjela e vegetarianos!

Apesar de não ser vegetariana eu amo legumes e berinjela é com certeza um dos meus favoritos. É uma excelente fonte de proteínas e um alimento com baixas calorias, além de ser muito versátil. Além de uma primeira receita de Antepasto que já postamos aqui anteriormente, no blog tem várias outras receitas para quem gosta deste legume!

Mas o que tem de diferente nesta outra Receita de Antepasto de Berinjela? Principalmente o seu preparo, uma vez que ao invés de curtir o legume no sal, nós vamos apenas retirar seu amargor e refogar. Veja como é simples! Para comer (e se lambuzar!) com pão como petisco ou aperitivo.

Receita de Antepasto de Berinjela

Ingredientes

  • 1 berinjela grande;
  • 1 cebola média;
  • 2 dentes de alho;
  • Alcaparras em quantidade à gosto;
  • Nozes pecã em quantidade à gosto;
  • Sal e pimenta preta;
  • Azeite.

Modo de preparo

Lave e descasque a berinjela. Corte em fatias no sentido dos comprimento da berinjela e depois em tirinhas, com 3 ou 4 cm, também no sentido do comprimento. Coloque em uma peneira grande com sal salpicado, para que a berinjela fique menos amarga, curtindo enquanto prepara os demais ingredientes ou por pelo menos 30 min.

Se achar que colocou sal demais, lave antes de espremer ou seca com papel toalha.

Descasque a cebola e corte ao meio e depois, também em tiras finas. Aqueça uma frigideira grande (eu uso a wok), coloque um fio de azeite e refogue a cebola até que esteja translúcida. Quando estiver cozida, coloque os dentes de alhos macerados. Enquanto a cebola cozinha, esprema com cuidado a berinjela, para eliminar a água que se forma pela adição do sal.

Se precisar, seque com papel toalha e depois coloque para refogar junto com a cebola e o alho. Quando a berinjela estiver cozida, desligue. Finalize adicionando as alcaparras (em quantidade ao seu gosto, e se ela for grande, pode picar) e as nozes picadas em quatro partes (ou do tamanho que preferir. Tempere com pimenta preta moída na hora e prove se está ok em quantidade de sal e pimenta.

Coloque em um vidro com tampa, acomode bem para que o antepasto fique mais concentrado, e preencha com azeite até que todo o antepasto esteja coberto. Depois de esfriar guarde na geladeira e retire 10 in. antes de servir. Este antepasto dura até 15 dias na geladeira.

Dica: se não consumir tudo de uma vez só, guarde no mesmo vidro e repita o processo de acomodar bem o antepasto e cobrir com uma camada de azeite.

— — —

Para ver receitas deliciosas de pão para degustar este antepasto, confira as dicas do blog Meu Pão Caseiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.