Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Lisboa, Onde comer (e beber!), Viagem

Onde comer e beber em Lisboa, Portugal

Não tive tempo (ainda, mas me aguardem!) de ter grandes experiências culinárias em Lisboa mas acho importante compartilhar sobre os lugares onde comemos e bebemos em viagem. Por isso ficam as dicas sobre os lugares onde nos alimentamos e matamos a sede na Capital de Portugal.

Onde comer e beber em Lisboa

Pastéis de Belém

Pasteis de Belém - Receita de Viagem
Não adianta: se você vai a Lisboa, é praticamente obrigatório provar os originais pastéis de nata. Os Pastéis de Belém nem sempre são considerados os melhores (tem um concurso que elege o melhor a cada ano), mas se você gostar da iguaria e provar de lugares diferentes, perceberá que são os melhores sim.
A receita, guardada à sete chaves desde 1837, realmente tem algo de diferente que a meu ver, ninguém consegue reproduzir fielmente. Isso que já provei quentinho em Aeroporto, fresco em uma das melhores Patisseries de Paris, quentinho na melhor Padaria Portuguesa de Bruxelas (Garcia!)…mas o original é infinitamente melhor. A principal diferença que eu percebo é o fato de ter um pouco de caramelo crocante no fundo do creme da panelinha. Enfim, dos monges!
Onde fica: Rua de Belém, nº 84 a 92
1300-085 – Lisboa
http://www.pasteisdebelem.pt/

Adega S. Roque

Peixe Espada - Receita de Viagem

 

Açorda de Gambas - Receita de Viagem

Nós estávamos bem indecisos sobre onde jantar e por fim, optamos por este pelo fato de que tinha algo que queria provar a todo custo: Açorda de Gambas. Eu sou louca por camarão e apesar deste lugar não ser muito bem recomendado pelo TripAdvisor, não foi uma experiência ruim.
A casa especializada em frutos do mar é bem curiosa: chegamos cedo, primeiros clientes, casa ainda estava se organizando, jantamos no mesmo horário que os funcionários. Sem pressa, rsrsrs. É aquele tipo de lugar onde se vê e pensa “é frequentado por locais”. Não tenho certeza sobre isso, mas foi um tanto divertido.
As paredes do bar são cobertas por bandeiras e estandartes de times, tinha vários do meu Internacional e só uma do Grêmio, rsrsrs. Como o senhor que nos atendeu não parecia gostar muito de papo, não perguntamos nada sobre a decoração curiosa. Além disso, enfeitavam as paredes cartazes sobre uma cantora de Fado, que logo mais chegou para jantar sozinha.
Vamos à comida?
Pedimos Peixe Espada Grelhado com Legumes, Açorda de Gambas e vinho da casa. Tudo bem modesto, saboroso e simples. Recomendo para quem procura um típico restaurante português em Lisboa. Os preços são bem acessíveis.
Onde fica: Rua da Misericórdia, 120
1200-273 – Lisboa

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja - Receita de Viagem
Depois do jantar, paradinha para provar algumas cervejas portuguesas! Não visitamos nenhuma das salas em exposição pois o dia seguinte começaria muito cedo. Do balcão mesmo, provamos algumas cervejas da casa. No cardápio, as principais cervejas produzidas e comercializadas nos países de Língua Portuguesa.
O local funciona como restaurante também, mas como havíamos jantado, só provamos o Bolinho de Bacalhau preparado em uma espécie de vitrine logo na entrada do restaurante, bar e museu. Confesso que não gostamos muito, já comemos melhores no Brasil. Um pouco seco demais, acredito que por conta da farinha de milho. O curioso é que dia destes vi um programa na BBC com duas matronas portuguesas ensinando algumas receitas e elas fizeram a de Bolinho de Bacalhau Brasileiro e ainda disseram “Eles aprimoraram a receita!”. Achei uma graça.
Sobre as cervejas da casa, não eram muito empolgantes.
Onde fica: Terreiro do Paço, nº 62 a 65 – Alla Nascente
1100-148 – Lisboa
http://www.museudacerveja.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.