Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Budapeste, Onde comer (e beber!)

Onde comer e beber em Budapeste

Dicas de bares, restaurantes e mais para aproveitar a gastronomia e opções de craft beer em Budapeste.

Goulash húngaro com spätzle.

Confira diversas opções de onde comer e beber em Budapeste. Dicas para agradar todos os paladares, desde lanches até atividades sazonais como o Mercado de Natal!

Post com dicas de Budapeste, links nos nomes dos lugares e endereços.

1 – Kádár Étkezde, para provar o autêntico goulash Húngaro

Minha primeira dica, para quem quer provar um goulash delicioso, em um restaurante frequentado por locais. Além do tradicional prato húngaro, aproveite para pedir sugestões entre os diferentes pratos oferecidos no local.

É bem simples, comida bem caseira, e você paga a água e o pão consumidos (contados em fatias e copos de água). Apenas a garçonete que nos atendeu falava inglês e pelo menos quando nós estivemos lá, só aceitaram pagamento em dinheiro.

Endereço: Klauzál Ter 9, Budapeste – 1072 – Hungria

— — —

2 – Alexandra Könyváruház – Livraria e Café Parisi

Uma adorável surpresa da nossa viagem foi esta livraria belíssima! Tudo por conta de seu café luxuoso no segundo andar do prédio de fachada em estilo artnouveau. A unidade da conhecida Rua Andrássy conta com um cardápio delicioso, além de tortas magníficas. Com música clássica ao vivo, em nossa visita apreciamos a apresentação de um excelente pianista.

Os incríveis afrescos do salão são do renomado artista Károly Lotz. Se lhe agrada a atividade, recomendo muito uma pausa para apreciar o local e uma saborosíssima torta neste café!

Endereço: Andrássy út 39 – Budapeste – 1061 – Hungria 

— — —

3 – Ruin Pubs

Um dos protagonistas da vida noturna de Budapeste, os Ruin Pubs tem uma história bem interessante. Eles começaram a surgir nos anos 2000, no Bairro Judeu, região da cidade com grande número de prédios abandonados e em ruínas desde o fim da Segunda Guerra Mundial (muitos de seus habitantes foram enviados para campos de concentração, gullag’s ou simplesmente abandonaram o país).

Em 2002 os fundadores do primeiro dos Ruin Pubs, chamado Szimpla. O pub começou como um experimento: um bar montado em um prédio abandonado oferecendo bebidas a preços acessíveis para o público jovem e criativo de Budapeste. Com mobilha de segunda mão e no caso desse que foi o primeiro, até um Trabant serve como mesa.

Nessa onda, muitos outros abriram e fica aqui como uma das dicas para aproveitar a vida noturna de Budapeste. Fomos apenas no Szimpla, mas existem vários.

Site oficial: Szimpla. Endereço: Budapeste, Kazinczy u. 14, 1075 – Hungria

— — —

4 – Bestia

O Bestia é uma casa de carnes e craft beer localizado em frente a Basílica de São Estevão. Apesar de ser uma recomendada casa de carnes, optamos por provar pratos de comida tradicional húngara e não nos arrependemos. Além do goulash, preparos com pato são bem tradicionais no país. Provamos o goulash preparado por eles, assim como linguiça de porco mangalica e linguiça de pato.

Brewpub e casa de carnes tem vista para a Catedral.

Site oficial: Bestia. Endereço: Budapeste, Szent István tér 9, 1051 – Hungria

— — —

5 – Mercado Central de Budapeste

Em Bruxelas não tem um Mercado Público como o de Porto Alegre (que era praticamente a minha segunda casa!), então quando visito cidades que tem um estabelecimento desse tipo, aproveito para conhecer. E este de Budapeste conta com aquilo que acho essencial: produtos típicos, artesanato, alimentos frescos para fazer a feira, alguns industrializados locais e restaurantes!

É o lugar ideal para adquirir souvenirs da Hungria, bem como fazer uma bela refeição ou até mesmo, comprar ingredientes para se arriscar na cozinha. Eu trouxe pápricas excelentes de lá! Mas uma dica amiga: tente ir cedo. O mercado abre das 6h as 18h, e estivemos lá duas vezes: pela manhã, onde saboreamos esses doces maravilhosos com café e no começo da tarde, para comprar lembranças.

Se não for cedo, a chance de ter de disputar espaço com ordas gigantescas de turistas é grande. Não recomendo, por ser tempo perdido.

Site oficial: Központi Vásárcsarnok (nome em húngaro). Endereço: Budapeste, Vámház krt. 1-3, 1093 – Hungria

— — —

6 – Mercado de Natal de Budapeste

Natal é uma época mágica aqui na Europa: nas praças de todas as cidades de todos os países são montados mercados de Natal, com atrações de todos os tipos. Eu aprecio provar comidas diferentes em especial e como visitamos Budapeste mais ou menos nessa época, aproveitamos muito!

Se você estiver em Budapeste a partir do dia 08/11 deste ano, já pode se programar para ir ao Mercado de Natal!

Site com mais infos: Budapest By Locals

— — —

7 – Start Craft Beer Bar

Bar com craft beers bem despretensioso, mas com uma sacada genial: serve como petiscos batata frita e pipoca de microondas. Amamos!

Site oficial: Start Craft Beer Bar Endereço: Budapeste, Kazinczy u. 20, 1075 – Hungria

— — —

8 – Halászbástya Restaurant – No Bastião dos Pescadores

Melhor vista para o Parlamento Húngaro e também para degustar ma deliciosa e aconchegante sopa goulash (juro que quando postar a receita, entre em mais detalhes sobre o assunto). Se conseguir apreciar o fim de tarde lá, maravilha!

Site oficial: Halászbástya Restaurant. Endereço: Budapeste, Gimnázium u., 1015 – Hungria

— — —

9 – Legfelsöbb Beeróság

Este craft beer pub com mais de 150 cervejas húngaras nós descobrimos muito por acaso, pois fica ao lado da Sinagoga de Budapeste e não constava em nenhuma das listas de lugares para provar cerveja húngara que conferimos. Seleção muito bem feita de garrafas de torneiras para provar as melhores cervejas artesanais da Hungria.

Site oficial: Beeróság. Endereço: Budapeste, Dohány u. 20, 1074 – Hungria

— — —

10 – Bors GasztroBar

Ponto badalado para quem busca um lanchinho nada comum. Entre sopas e sanduíches deliciosos, destaque para a baguette recheada com cérebro de porco mangalica e pimenta chipotle. Sim. Uma delícia mesmo! Tanto que o balcão (tem apenas uma ou outra mesinha pequena) é disputadíssimo.

Site oficial: Bors GasztroBar. Endereço: Budapeste, Kazinczy u. 10, 1075 – Hungria

— — —

11 – Street Food e Beer Garden

Outra opcão excelente para quem gosta de comida de rua, ao lado do Bors GasztroBar. Nós optamos por provar o Lángos (uma espécie de bolo frito achatado, feito com massa parecida com pão, coberto com queijo), uma das comidas de rua mais tradicionais da Hungria.

Outras opções de street food no link: BudapestFlow

— — —

12 – Neked Csak Dezsö Brewpub e Bistro

Outra excelente opção de brewpub de Budapeste! Embora não tenhamos provado a comida, as opções gastronômicas do bar são bem recomendadas.

Site oficial: Neked Csak Dezsö Brewpub. Endereço: Budapeste, Rákóczi út 29, – 1088 – Hungria

— — —

13 – Hopaholic – In hop We Trust

Ótimo bar com opções de cerveja artesanal húngara on tap e em garrafas. No centro da cidade!

Site oficial: Hopaholic. Endereço: Akácfa u. 38 – 1072 – Budapeste

— — —

16 – Csak a jó sör!

Loja de cervejas artesanais com sala de degustação.

Site oficial: Csak a jó sör. Endereço: Budapeste, Kertész u. 42 – 1073 – Hungria

— — —

Assim encerramos nossa série de posts com dicas de viagem para Budapeste! Confira os outros posts neste link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.