Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Bruxelas, Onde comer (e beber!)

Onde comer almôndega tradicional belga: Ballekes

Sabia que a almôndega também está na lista dos pratos tradicionais belgas? Confira melhor opção de restaurante para provar em Bruxelas.

No post com lista dos pratos típicos da Bélgica, listei as Boulettes à la Liégeoise – a almôndega tradicional daqui. Pode parecer estranho, pois este prato é muito ligado à culinária italiana.

Ocorre que são os italianos o primeiro grande grupo de imigrantes a chegar na Bélgica – e vieram para cá antes de chegar no Brasil. Então é bem normal que este prato faça parte da gastronomia belga. Porém, a almôndega daqui tem preparo diferente e você pode conferir a receita tradicional neste post aqui.

Sobre a almôndega do Ballekes

Porém, para quem está de passagem por Bruxelas, fica aqui a dica de um lugar para provar a almôndega estilo belga. Estou falando do Ballekes! Presente em 3 endereços na cidade, é uma excelente opção para quem quer provar comida com sabores típicos, por um preço bem em conta.

Os 3 endereços do Ballekes são em regiões bem centrais de Bruxelas e bem próximos de pontos turísticos. É uma opção relativamente simples, mas bem saborosa, bem preparada e com receitas da vovó!

Isso porque as opções de molho que podem acompanhar a almôndega (ou as, dependendo da sua fome) são Trappist (feito com cerveja Chimay Blue), cogumelos, coelho, endívias…elementos bem característicos da culinária belga!

Para acompanhar, além de batata frita, tem opção de croquetes tradicionais belgas. Você monta seu deal lunch/dinner e come no local, ou pede para levar. Não precisa fazer reservas. E para quem não gosta de almôndega, sempre tem outras opções, como hamburguer ou prato do mês/temporada (este mês é Tartiflette!).

Ballekes

Preço refeição com bebida: média de 15 euros (duas almôndegas grande + acompanhamento + cerveja ou outra bebida).

Endereços: Rue des Chapeliers, 3 – 1000 – Bruxelas

Rue Sainte Catherine, 37 – 1000 – Bruxelas

Chaussée de Charleroi, 174 – 1060 – Bruxelas

Site oficial: http://www.ballekes.be/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.