Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

O que fazer no Ano Novo em Bruxelas

Confira programação de Ano Novo e algumas opções de o que fazer em Bruxelas na virada de 2017 para 2018.

O Ano Novo é uma data especial para todos, mas a comemoração é diferente em cada país. No Brasil, sempre tem o maior clima de festa e positividade, por isso quem tem viagem para Bruxelas marcada para a época, busca opções de o que fazer aqui no blog. Já antecipando que as vibes não são as mesmas (e costuma ser muito frio aqui!), segue uma modesta lista de opções e dicas para quem estiver na cidade nos dias da virada.

Este post de o que fazer no Ano Novo em Bruxelas é bem explicativo por motivos de: o centro da cidade está em obras (eternas?!) e o local da queima dos fogos mudou para uma região mais afastada. Mas não menos turística. Se você estiver por aqui na noite da virada, desde já deixo meu Feliz 2018!

O que fazer no Ano Novo em Bruxelas – 2017/2018

Festa no Hotel

Alguns hotéis em Bruxelas tem festa programada, com opções de jantar e etc. Se você vai ficar hospedado em um quando estiver aqui, confira se seu hotel tem essa opção. Também existem alguns hotéis onde você pode reservar uma mesa para participar da ceia de Ano Novo.

Alguns hotéis para iniciar a sua busca. Links nos nomes dos hotéis levam para programação de Natal e Ano Novo dos restaurantes dos hotéis:

Jantar da virada em restaurantes e bares

Alguns restaurantes estarão servindo jantar especial de Ano Novo, mas é preciso checar se o que você deseja ir estará aberto e fazer reserva. Aqui algumas opções com atrações e preços beeem variados.

Baladas de Ano Novo

Belgas são bem baladeiros, e amam música eletrônica! Não vou citar festa por festa pois não conheço e não é a minha praia. Mas, recomendo este site aqui para você, que me lê e gosta de balada, encontrar a sua festa.

Queima de Fogos

Deixei para o final a parte mais decepcionante, pelo menos para mim, sobre a virada de Ano Novo de 2017 para 2018. Eu amo fogos de artifício, e o fato de que aqui em Bruxelas pelo menos isso sempre valeu à pena (a queima geralmente dura uns 20 min.) é um dos pontos positivos de se viver nessa cidade.

Porém, o espetáculo, que sempre acontecia no centro da cidade (na nossa Times Square, aka De Brouckère), este ano foi transferido para o Atomium. Isso porque a praça onde geralmente acontece a queima de fogos da virada de ano foi transformada em um eterno canteiro de obras (uma zona sem fim!).

Para quem não conhece as gigantescas bolas de aço belgas (brinks!) fica a dica para visitar essa atração turística. Ainda não tenho confirmação de o transporte público funcionará normalmente até mais tarde (como nos anos anteriores), mas assim que descobrir, postarei aqui.

Dicas para não cair em “cilada”

  • Não subestime o frio de Bruxelas – não é porque esta é uma das cidades menos frias da Europa no inverno (a neve que cai no centro mal chega a acumular, na grande maioria dos anos) que você não deve se vestir para as temperaturas baixas! Se a ideia é ficar na rua (como muitos fazem), agasalhe-se bem, ou vai começar o ano com a pior gripe da sua vida! (Não aconteceu comigo, mas peguei a gripe de duas amigas que subestimaram o frio)
  • Não crie expectativas – aí o que quer que aconteça, será ótimo (dica para a vida)
  • “O último dia de dezembro é sempre igual, ao primeiro de janeiro” – para a grande maioria dos europeus, é só mais um feriado, então se você está aqui a passeio, curta a cidade como um dia normal de passeio.
  • Se escolher um restaurante ou hotel para a hora da virada, lembre de fazer a RESERVA. Em quase todos, para a ocasião, é imprescindível.
  • Não é crime beber na rua aqui na Bélgica, então sita-se a vontade para circular pelas ruas da cidade com uma garrafa de champagne, pois todo mundo faz isso. Muita gente gosta de se reunir nas escadarias do Mont des Arts e apenas celebrar entre amigos.

— — —

Para ver dicas de o que fazer no Natal em Bruxelas, leia este post aqui.

3 thoughts on “O que fazer no Ano Novo em Bruxelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *