Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária

O que comer quando estiver na Bélgica

Dicas de o que comer e beber na Bélgica, em uma viagem pelos principais pratos típicos belgas.

Apesar de um país jovem, a Bélgica é um país de cultura, história e gastronomia ricas, que vão muito além da tríade batata-frita, cerveja e chocolate. Este post tem uma lista de sugestões de o que comer e beber em sua visita ao paí, em uma verdadeira viagem pela gastronomia belga.

Não entrarei em detalhes sobre a história de cada prato neste post aqui, pois pretendo falar de cada um deles quando postar a receita ou provar o mesmo em algum lugar específico. As dicas de o que comer e beber (e onde) que já tenho aqui no blog, aparecem em forma de links.

O que comer e beber na Bélgica – 11 pratos e bebidas típicas

1 – Croquete de Camarão – Croquette aux Crevettes Grises

Bem diferentes dos croquetes portugueses e brasileiros, os croquetes belgas tem interior cremoso e geralmente levam recheio de queijo ou de pequenos camarões cinzas (uma iguaria do país. Onde comer: Mer du Nord em Bruxelas, confira mais infos aqui.

— — —

2 – Sanduíche – Pistolet

Como já comentei anteriormente, o sanduíche é parte importante da alimentação dos belgas: com pouco tempo de almoço, geralmente o almoço é rápido e o jantar em casa é uma refeição completa. Para facilitar, muitos estabelecimentos servem sanduíches e sopas para levar – à emporter. Se você quer conhecer os “recheios” tradicionais, uma boa opção é o Pistolet. Para mais infos, leia este post aqui.

— — —

3 – Batata frita – Frites

Estou devendo um post com dicas de onde comer batata frita aqui em Bruxelas, mas acho que nem preciso entrar em detalhes sobre o que é, né? Só lembrando que é belga a tradição de comer batata frita com molhos, e não holandesa.

— — —

4 – Mexilhões e batata frita – Moules-Frites

Mais uma dica de o que comer que ainda estou devendo informar onde! Mas por hora, podem ficar com as receitas de Mexilhões que já tem aqui no blog, super práticas e saborosas!

— — —

5 – Tartar belga – Filet Americain

Visitei recentemente o restaurante que criou o Filet Americain e em breve, teremos review e receita aqui no blog! É, basicamente, um tartar muito mais “picado” que o tradicional e com temperos diferentes. Amo uma variação dele chamada Martino, que leva molho de mesmo nome e é mais picante.

No A La Mort Subite esse tartar chama-se Cannibale, e é uma boa dica de lugar para quem procura o que comer no centro de Bruxelas. Veja post aqui.

— — —

6 – Carne de Panela – Carbonade Flamande

Um dos pratos típicos belgas que está sempre no topo da lista de o que comer em visita ao país, a Carbonade Flamande é um ensopado de carne que leva cerveja no preparo. Bem saboroso e faz parte do cardápido de praticamente toda brasserie que serve comida tradicional da Bélgica, como o Nuet Niegenough. Descubra mais sobre este lugar aqui.

— — —

7 – Frango com Creme – Vol au Vent

Preciso confessar que minha receita me pareceu muito melhor do que a que provei em restaurante, mas se quiser arriscar fica mais essa dica de o que comer. Este prato consiste em um ensopado de frango com creme de leite e cogumelos, servido dentro de uma cestinha de massa folhada. Para ver a receita, acesse este post aqui.

— — —

8 – Coelho na Cerveja – Lapin à la Kriek

A carne de coelho é muito popular aqui na Bélgica e o preparo com cerejas e cerveja kriek (que leva cerejas!) é uma delícia. Já preparei em casa e logo logo posto a receita!

— — —

9 – Linguiça com Purê – Stoemp Saucisse

Certamente um os pratos tradicionais belgas mais populares, consiste basicamente em uma linguiça grelhada servida com purê de batatas. O purê de batatas belga chamado de stoemp leva, diferentemente do que conhecemos, legumes. E isso varia conforme o local e a estação. Algumas opções levam também uma fatia de bacon grelhado e ovo frito. Para quem quiser provar, o do Chez Léon tem um dos melhores que provei.

— — —

10 – Joelho de Porco – Jambonneau

Bem similar ao joelho de porco alemão, a versão belga é cozida na cerveja e servida com molho de mostarda. Como acompanhamento, óbvio, batatas fritas (mas você pode pedir outro sempre!). O do Nuet Niegenough é enorme e serve duas pessoas.

— — —

11 – Ensopado de Frango – Waterzooi

Este é um prato que não se encontra em qualquer restaurante e nem sempre é muito saboroso. O Waterzooi é um ensopado de frango com legumes e creme de leite, que na minha receita (que você pode conferir aqui) vai também cerveja! Para degustar aqui na Bélgica, indico o Falstaff aqui no centro de Bruxelas.

— — —

12 – Almôndegas à moda de Liége – Boulettes à la Liégeoise

Descobrimos este prato em uma visita à Dinant, e ele era muito melhor do que a considerada a melhor Boulette à la Liégeoise que provamos em Liége. Também preciso postar a receita que já coloquei em prática algumas vezes!

— — —

13 – Biscoito de Especiarias – Speculoos

Speculoos é uma iguaria bem interessante que faz parte do roll de comidas típicas da Bélgica. E nada mais é do que um delicioso biscoito de especiarias, que pode ser encontrado em supermercados e confeitarias.

— — —

14 – Waffle

Uma das iguarias mais fáceis de se encontrar no centro de Bruxelas, tenho uma dica bem importante para quem quer provar Waffle: peça o “sucrée”. Isso porque esta será sempre a opção mais fresca, quentinha e saborosa!

— — —

15 – Sirop de Liége

Sirop de Liège é uma geleia belga feita de sucos de frutas evaporados. Sucos de maçã e pêra são usados para a produção dessa delícia. Ele é um dos principais ingredientes da receita de almôndegas que abre esse post. Pode ser adquirido com facilidade em supermercados de toda a Bélgica, além de algumas lojas de doces.

— — —

Extras

  • Existem muitas outras comidas tipicas belgas, específicas de cada região (assim como algumas que citei acima), que na medida em que puder, compartilharei aqui.
  • Várias reviews de restaurantes para postar para ajudar quem procura o que comer na Bélgica, fiquem ligados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.