Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

O melhor bar da Bélgica

Considerado o melhor bar da Bélgica, o In de Verzekering tegen de Grote Dorst já foi eleito também o melhor bar do mundo.

Foi em 2015 que o In de Verzekering Tegen de Grote Dorst (trad. Seguro contra a grande sede), bar do interior da Bélgica frequentado por locais, foi eleito pela primeira vez como o melhor bar do mundo. O café de aparência rústica, que costuma abrir para receber os moradores da vila após a missa, passou a receber turistas do mundo inteiro.

Tudo por conta da menção no influente site de cerveja RateBeer (hoje, propriedade da AB InBev), que o colocou no topo de seu ranking global de bares. Não apenas uma vez, mas também em 2017 e 2018.

A história do bar

O café é quase tão antigo quanto a Bélgica. Data de 1842, e possui um interior austero, quase o mesmo que tinha desde a década de 1950. Conta com algumas pinturas empoeiradas (uma delas, do Rei Albert), um banheiro compartilhado para homens e mulheres, sem comida, exceto pão, patê e queijo. Talvez seja isso que o torne tão especial.

Assim que você entra no café, pode pensar que uma máquina do tempo o levou ao passado. O pub é um dos mais antigos edifícios de tijolos da vila. As paredes contam muitas histórias sobre as cervejarias da região e a vida da vila de Eizeringen

O pub é um dos elementos-chave da vila, parcialmente protegida por um decreto do patrimônio flamengo. Os edifícios protegidos são a igreja de Santa Úrsula (construída em 1840) e o castelo Neufcour.

Os arquivos do Registro de Terras na Bélgica confirmam que a casa foi construída em 1842. No entanto, no passado, o pub era menor. A diferença na cor dos azulejos é uma relíquia silenciosa, que se refere ao fato de que parte do bar já foi uma loja de doces. 

Mas foi em 1999 que o bar quase fechou. Marguerite, 85 anos, então proprietária do In de Verzekering, disse que na véspera de Natal ela abriria sua última garrafa de cerveja, no pub que manteve aberto por mais de 51 anos. Depois do Natal de 99, a cortina cairia definitivamente sobre o único bar que restava na praça da igreja de Eizeringen.

Mas o inesperado aconteceu. Os irmãos Panneels decidiram assumir o pub, preservar seu nome original, e continuar a tradição da vila. As obras de restauração levaram mais de cinco anos (2001-2005). Eles tomaram o cuidado de não destruir a atmosfera típica, de um pub tradicional belga. 

A fama do In de Verzekering

Administrado por dois irmãos e sua mãe, o café estoca cerca de 250 cervejas belgas, incluindo algumas cervejas lambic muito raras produzidas na região. Os proprietários acreditam que seu bar ficou famoso depois que um grupo de turistas de cerveja acabou lá depois que seu ônibus se perdeu nas colinas da região.

A única desvantagem é que este antigo bar fica aberto apenas algumas horas por semana – aos domingos, feriados e ocasionalmente após um funeral local. Mas o bar com a maior seleção de lambics e krieks do mundo, já está habituado com a fama e segue recebendo clientes novos com a mesma simpatia com que recebe os locais.

Além do horário de funcionamento regular aos domingos e feriados da igreja (das 10h às 20h),em ocasiões especiais (como o período entre os verões de 2018 e 2019), o bar abre também aos sábados. Para conferir, acesse o site oficial do bar.

Para visitar In de Verzekering tegen de Grote Dorst na Bélgica

Endereço: Frans Baetensstraat 45 – B-1750 – Eizeringen (Lennik) – Bélgica

Telefone: +32 498 522 322

E-mail: webshop@huisvandegeuze.be

— — —

Para conferir outros posts com dicas de viagem e atividades em geral aqui da Bélgica, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.