Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bruxelas, Onde comer (e beber!)

Nuet Nigenough, restaurante em Bruxelas

Dica de onde comer em Bruxelas, para quem procura opção com comida inspirada em receitas tradicionais da Bélgica, além de excelente carta de cerveja belga.

Nuet Niegenough - Receita de Viagem

Como sempre comento com os amigos, é um pouco difícil encontrar um lugar onde comer em Bruxelas, que conte com cardápio de pratos tradicionais e vasta carta de cervejas belgas. Não que seja uma visão equivocada dos restaurateurs da Bélgica, creio ser mais uma questão de burocracia mesmo. Mas quem aprecia boas cervejas também aprecia boa comida, assim como quem aprecia vinhos.

Felizmente, encontramos um alento no Nuet Nigenough. O pequeno restaurante do centro da cidade é a única opção que conhecemos até agora (espero que existam outros!) que serve excelente comida belga, com uma incrível e sempre renovada carta de cervejas belgas. Para alguns pode parecer que isso não tem nada demais, mas existem alguns detalhes que fazem a diferença, como as releituras de pratos tradicionais, além de cervejas difíceis de se encontrar em outros lugares.

Detalhe: fachada do restaurante é antiga, e assim como seu interior, de estilo Art Nouveau. Eu sou muito fã do estilo e se você também gosta, segue meu perfil especial sobre o tema: @instaartnouveau

Fachada do Nuet Nigenough - Receita de Viagem

Pequeno salão do Nuet - Receita de Viagem

O que comer

Além dos Moules et Frites, os pratos tradicionais da Bélgica são: Carbonade (carne com molho, geralmente com cerveja); Lapin (coelho); Jambonneau (joelho de porco cozido); Saucisses (salsichas com molho, geralmente servidas com Stoemp, que é purê de batata); Boudin Noir (morcilha escura feita com sangue); cortes de carne de porco com molhos; peixes locais (tradicionalmente, os belgas comem peixe toda sexta-feira).

E estas (com exceção dos moules) são algumas opções de pratos preparados no Nuet. Lá você escolhe o prato e opta por um dos acompanhamentos que pode ser salada, legumes, batata frita ou purê de batata. Também tem a opção prato do dia, que na última semana foi um Filé de Porco com Molho de Cerveja Noir de Dottignies e Cogumelos Morilles (segunda foto abaixo). Uma delícia!

Joelho de porco com legumes - Receita de Viagem

Joelho de porco com legumes.

Filé de porco com molho de cerveja e champignon - Receita de Viagem

Filé de porco com molho de cerveja e cogumelos.

Carbonade do Nuet - Receita de Viagem

Carbonade.

Boudin Noir do Nuet - Receita de Viagem

Boudin Noir.

Almôndegas - Receita de Viagem

Almôndegas.

O que beber

O Nuet é considerado pelo RateBeer o 34o melhor restaurante para se tomar cervejas no mundo, o 3o na Bélgica e o 2o em Bruxelas (preciso saber urgentemente quais são os outros!). São mais de 100 cervejas selecionadas e escolhidas pelos proprietários, que oferecem somente os produtos que eles apreciam.

Se tiver dúvidas sobre o que beber, peça uma recomendação. Eles são muito gentis e simpáticos. Além das opções em garrafa, sempre tem novidades em algumas das torneiras.

Torneiras do Nuet - Receita de Viagem Provando cerveja no balcão - Receita de Viagem

Custos

Os aperitivos custam de 3,5 à 13 euros; os pratos principais de 14 à 20 euros; as cervejas seguem o padrão de restaurantes belgas, a partir de 3,80 euros.

Carta de bebidas do Nuet - Receita de Viagem Cardápio Nuet - Receita de Viagem

Serviço

Um aviso: este restaurante não faz reservas. Mas convida aos interessados a degustarem cervejas no balcão enquanto aguardam uma mesa. Dicas: os belgas jantam cedo. Para conseguir mesa com facilidade, sem esperar precisar muito (nós nunca esperamos mais que 30min.), vá no horário de abertura ou depois das 21h.

Horários: a partir das 12h nos finais de semana. A partir das 17h durante a semana.

Endereço: 25 rue du Lombard, 1000 Bruxelles

info@nuetnigenough.be

Site do restaurante: Nuet Nigenough

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.