Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Moqueca de Camarão, receita simples

Moqueca de Camarão, receita com o crustáceo favorito dos brasileiros.

Não sou baiana nem capixaba, mas amo uma moqueca. Apesar de morar em um continente em que as pessoas amam frutos do mar, os preparos bem tradicionais brasileiros como a Moqueca de Camarão, são meus favoritos.

A minha receita não tem nada de especial, apenas uso os ingredientes que gosto, tentando chegar na combinação de sabores que provei na Bahia há uns 8 anos atrás e que tento reproduzir sempre. Às vezes eu acrescento peixe, mas fica ao gosto do cliente :).

Espero que apreciem e se você, baiano ou capixaba que me segue achar que tem alguma coisa muito errada aí, sinta-se à vontade para comentar. Meu objetivo aqui é dar um norte para iniciantes, que querem se aventurar no preparo do prato pela primeira vez. Bora para a minha receita de Moqueca de Camarão simples, para duas pessoas?

Receita Simples de Moqueca de Camarão

Ingredientes

  • 300 g de camarão médio (limpo e sem casca);
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 cebola grande;
  • 1 tomate;
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 pimenta dedo de moça;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê;
  • 2 colheres de azeite;
  • Coentro e sal;
  • Arroz branco e farofa para acompanhar.
Opção mais incrementada pode levar peixe e pimentão amarelo!

Modo de preparo

Em uma frigideira que pode ser tampada, refogue metade da cebola cortada em tiras médias com o azeite de dendê. Quando estiver dourada, adicione o dente de alho triturado, uma pitada de sal e baixe o fogo. Coloque por fim, metade do tomate cortado e tampe.

Em uma frigideira à parte, doure os camarões com um pouco de azeite de oliva, por cerca de 2 min. Na panela com os legumes refogados, adicione o restante da cebola, do tomate e o pimentão todos cortados em tiras. Adicione sal em quantidade a seu gosto, a pimenta dedo de moça picadinha e por fim, o leite de coco.

Tampe e deixe cozinhar por uns 8 min em fogo médio, e após esse tempo, adicione os camarões. Deixe cozinhar com tampa por mais 3 min. no máximo (para que o camarão não passe do ponto). Passado este tempo, desligue e finalize com coentro picado.

Sirva acompanhado de arroz branco e farofa.

Uma dica extra: caso queira cozinhar o camarão direto no refogado de legumes, sugiro o preparo de uma marinada com azeite, limão, sal, pimenta e coentro. Deixe o camarão (e o peixe também, caso queira fazer uma moqueca mista) nesta marinada por meia hora antes de adicionar no refogado de legumes.

One thought on “Moqueca de Camarão, receita simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.