Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Molhos, Receitas

Molho simples para macarrão

Receita prática para quem gosta de preparo simples de molho para macarrão do tipo spaghetti.

Não sei se comentei aqui, mas pouco antes de começar o confinamento aqui na Bélgica fomos comprar macarrão e outras coisas no supermercado e só achamos um pacote de 5 kg de spaghetti Barilla. Nada que a gente não consuma regularmente, mas haja molho para tanta pasta!

Numa dessas elaborei um molho diferente mas muito simples e saboroso, usando ingredientes que tinha na geladeira. Queria variar no preparo do macarrão com molho de manteiga e sálvia, e surgiu a ideia de adicionar presunto e nata. Ficou incrível e por isso compartilho.

Mas antes deixo uma dica: quando quiser fazer um molho, diferente, pense nos ingredientes que já tem em casa, com o que eles combinam. Lembre de outras misturas que você conhece e experimente! Vale muito a pena fazer esse tipo de exercício para desenvolver seu paladar.

Molho para Macarrão com Presunto, Nata e Sálvia

Ingredientes

  • 100 g de presunto cru (se encontrar onde comprar aparas, melhor);
  • 120 ml de nata (se não encontrar, use creme de leite);
  • Ramos de sálvia fresca;
  • 1/2 colher de manteiga;
  • Sal e pimenta branca.

Modo de preparo

Esse molho pode ser preparado enquanto o macarrão cozinha. Usei spaghetti, mas combina com vários outros tipos de massa seca. Limpe e corte a sálvia em tirinha. Em uma frigideira capaz de comportar a massa depois de cozida, inicie o preparo do molho.

Derreta a manteiga e coloque a sálvia para refogar por um ou dois minutos. Depois adicione o presunto moído (eu tinha aparas e usei o processador, mas se preferir, pode usar em fatias, só cortar em pedacinhos) e misture bem.

Adicione a nata, misture e desligue. Adicione um pouco de pimenta e prove. Se achar que precisa, adicione uma pitadinha de sal. Quando o macarrão estiver ao dente, retire da água do cozimento direto para a frigideira onde está o molho.

Se achar que o molho ficou muito denso, adicione uma ou duas colheres da água do cozimento. Sirva sem queijo, para sentir melhor os sabores dos outros ingredientes. E bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.