Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bruxelas, Onde comer (e beber!)

Moeder Lambic, templo da cerveja artesanal em Bruxelas

Cerveja de quinta com dica de pub! Conheça um dos principais bares para degustar cerveja em Bruxelas: Moeder Lambic.

Moeder Lambic - Receita de Viagem

A cerveja belga figura entre as principais atrações do país que é capital da União Europeia e não por menos, a quantidade de bares em Bruxelas é grande. Todo restaurante, toda brasserie e até mesmo pubs ingleses, irlandeses e cantinas italianas servem algumas cervejas locais. Mas, para quem quer ir além das mais populares (Maes, Jupiler, Duvel…) e mais famosas (Chimay, Westmalle…), existem outras opções. Uma delas, é o Chez Moeder Lambic.

Fachada Moeder Lambic - Receita de Viagem

Se você é fã de cerveja belga, certamente já ouviu falar deste bar que sempre figura entre os “melhores bares de cerveja do mundo”. E não é à toa: o Moeder Lambic conta com mais de 40 torneiras, sempre com cervejas locais ou convidadas de outros países, além de mais de uma centena de opções em garrafa.

Torneiras no Moeder Lambic Fontainas - Receita de Viagem

Com duas unidades – na região central de Bruxelas e o original em St. Gilles, o Moeder Lambic definitivamente, não é um lugar para quem quer comer pratos tradicionais e quentes da Bélgica, nem para quem procura por outros tipos de bebida. Não que eles não tenham água, refrigerante, café e até mesmo vinho (este último, a confirmar). Apenas que a prioridade do local é a cerveja e esse é o interesse do publico frequentador.

Mas assim como todo bar, eles servem alguns petiscos: salames, embutidos, queijos, pães, algumas tortinhas e salada. Poucas opções, apenas para garantir aquele “forro no estômago” de quem está a fim de provar algumas das muitas opções de cerveja disponíveis no local.

Petisco no Moeder Lambic - Receita de Viagem

Quanto custa?

Comparando com as cervejas em outros bares, o Moeder Lambic tem preços um pouco mais altos, que compensam pelo quesito “exclusividade”. Ao invés de 3,20 por uma cerveja belga mais popular, paga-se a partir de 3,60 euros por uma cerveja que você dificilmente encontra em outros locais, como as da Brasserie de la Senne, edições especiais de cervejas da Brasserie Cantillon, Brasserie de Bastogne e muitas outras importadas.

Cerveja no Moeder - Receita de Viagem

Quanto mais exclusiva, rara ou envelhecida, mais sobe o preço. Mas nada absurdo: podemos contar nos dedos de uma mão as cervejas que alçançam preços de vinhos. Para os apreciadores do pão líquido, vale o investimento. Para se ter uma ideia, uma Orval 2014 envelhecida sai por 9 euros a garrafa.

Como é?

Não visitamos o Moeder Lambic original; em geral vamos ao Fontainas. Mas acredito que não tenha muita diferença. O ambiente é moderno e descontraído, como se fosse uma “taberna moderna”. As mesas da rua são as mais disputadas por quem fuma. Por mais lotado que pareça, entre, pois a quantidade de espaços na parte interna é grande. Por ali, bancos e mesas de madeira e pedra, com design moderno e acabamento rústico.

Mais cervejas no Moeder Lambic - Receita de Viagem

Além de um pequeno cardápio com as opções em garrafa, na parede figuram as listas das cervejas on tap. O balcão, com bancos altos na frente das dezenas de torneiras e copos é bem disputado e a minha recomendação para quem vai sozinho e pretende conversar sobre cerveja com os atendentes.

Por falar em atendimento, este é sempre excelente. Não é preciso ir até o balcão pedir sua cerveja, eles atendem nas mesas, sempre solícitos, com sorriso nos rostos e cantarolando o que estiver tocando. Apesar de que às vezes você se sente em uma balada (já falei que o conceito de música ambiente dos belgas é beeeem alto?!), é sempre muito agradável.

Serviço

Moeder Lambic Fontainas

8, place Fontainas, 1000, Bruxelles.

+32 2503 6068

Aberto diariamente, a partir das 11h da manhã. Durante a semana, aberto até à 1h. Sábado e domingo, até às 2h.

Moeder Lambic Original

68, rue de Savoie, 1060, Bruxelles

+32 2544 1699

Aberto diariamente, das 16h às 3h.

Link para a carta de cervejas em do Moeder Lambic.

One thought on “Moeder Lambic, templo da cerveja artesanal em Bruxelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.