Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Mercado de Natal em Bruxelas 2016

Está aberta a temporada de mercados de Natal na Europa! Saiba tudo sobre a edição deste ano em Bruxelas.

christmas-parade-em-bruxelas-receita-de-viagem

Christmas Parade de 2015.

Ainda falta mais de um mês para o final do ano, mas desde o começo de novembro já podemos considerar aberta a temporada de mercados de Natal na Europa! Durante o período do advento (do último domingo de novembro até o dia 24 de dezembro), por todo o continente, as pessoas se reúnem nas feiras montadas nas praças, para se divertir, confraternizar e já entrar no espírito natalino.

Mas o que é um mercado de Natal?

A origem desse tipo de feira natalina remonta ao século 15, na Alemanha. Acredita-se que o Mercado de Natal de Nuremberg é o mais antigo da Europa. Weihnachtsmarkt, é o nome pelo qual são conhecidas as feiras dessa época do ano.

Durante o período do Advento, quase todas as cidades da Alemanha, assim como muitas outras da Europa, barracas de comida, bebida, presentes artesanais, roupas, artigos de decoração, além de opções de entretenimento, tomam conta das praças.

Para comer, muitas comidinhas típicas de cada país, além de países vizinhos, homenageados e convidados. Para beber, o destaque de toda feira de Natal da Europa é o vinho quente (como o quentão brasileiro, com uma infinidade de variações locais feitas de cidra, gin, vodka…).

Mercado de Natal de Bruxelas

lindo-mercado-de-natal-em-bruxelas-receita-de-viagem

Mais de 200 cabaninhas fazem parte da feira de Natal de Bruxelas este ano!

De 25 de Novembro de 2016 a 01/01/2016.

Sou um pouco suspeita para falar, mas Bruxelas fica realmente com clima mágico nessa época do Natal. Já é meu terceiro Natal aqui e a empolgação é a mesma. As ruas de acesso ao mercado já estão decoradas, a árvore de Natal já foi montada na Grand Place, as cabanas de comida, bebida e presentes já estão em funcionamento desde a última sexta-feira.

A pista de patinação e a roda gigante seguem nos mesmos lugares habituais: Place de La Monnaie e Quai au Briques (respectivamente) A Christmas Parade acontece dia 11/12/2016, partindo da Place Royale (ao lado do Palácio Real).

A programação completa você pode conferir no site oficial do evento, neste link.

mapa-mercado-de-natal-de-bruxelas-receita-de-viagem

Mapa da Feira de Natal de Bruxelas 2016.

roda-gigante-no-mercado-de-natal-em-bruxelas-receita-de-viagem mercado-de-natal-em-bruxelas-receita-de-viagem mercado-de-natal-bruxelas-receita-de-viagem

Melhores mercados de Natal da Europa

Quase todas as cidades da Europa – ou até mesmo bairros e pequenas localidades – realizam mercados de Natal nessa época do ano. Se você estiver por aqui, segue a lista com datas para se programar!

Mercado de Natal de Nuremberg (Alemanha)

  • De 25 de Novembro a 24 de Dezembro de 2016.

Mercado de Natal de Riga (Letônia)

  • De 26 de Novembro a 06 de Janeiro de 2017.

Mercado de Natal de Copenhague (Parque Tivoli, Dinamarca)

  • De 19 de Novembro a 31 de Dezembro.

Mercado de Natal de Estocolmo (Suécia)

  • De 19 de Novembro a 23 de Dezembro.

Mercado de Natal de Salzburg (Áustria)

  • De 17 de Novembro a 26 de Dezembro.

Mercado de Natal de Estrasburgo (França)

  • De 25 de Novembro a 31 de Dezembro.

Mercado de Natal de Praga (República Tcheca)

  • De 26 de Novembro a 01 de Janeiro de 2017.

Mercado de Natal de Dresden (Alemanha)

  • De 24 de Novembro a 24 de Dezembro.

— — —

Fotos do post são do site Visit Brussels (recomendo muito).

3 thoughts on “Mercado de Natal em Bruxelas 2016
  • John Aragao disse:

    Olá gostei muito do blog. Estarei em Bruxelas nesse natal . O mercado fica aberto até as 18hs. O que fazer depois desse horário ? Restaurantes abrem ? Onde passam a virada, se é que funciona como no Brasil.

  • Olá John, tudo bem?
    O mercado sempre fica aberto até 22h, a menos que tenha mudado este ano (não descobri ainda os horários de funcionamento). Somente nos dias 24 e 31 devem fechar mais cedo.
    Alguns restaurantes abrem sim, mas é preciso pesquisar diretamente no restaurante, pois é preciso fazer reserva para datas como 24 e 31 de dezembro.
    Virada do ano é a mesma coisa, pesquisar se algum restaurante que tenha interesse estará aberto e com programação especial neste dia. Geralmente tem fogos de artifício na virada, mas é preciso acompanhar as notícias pois podem cancelar de última hora. De qualquer forma, as pessoas sempre se reúne no Mont des Arts ou se programa para ir em alguma festa.

    Assim que tiver infos completas sobre Mercado de Natal e Ano Novo, postarei aqui.

    Abs,

    Janina

  • Clarissa Rocha disse:

    Olá Janaína amei seu blog então sabe me dizer se nessa época do ano as cervejarias estão abertas? Porque iremos nessa época no ano que vem mais meu marido quer passar nelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.