Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Melhor receita de Bolo de Chocolate

Receitinha pretensiosa de Bolo de Chocolate apenas porque foi bem difícil acertar em cheio!

Nem muito doce, nem muito difícil de fazer: veja como é a melhor receita de bolo de chocolate que conheço.

Como podem perceber pelas receitas que posto aqui, nunca fui muito afeita aos doces. Aquela coisa de ter mão ou não para confeitaria é mais real do que parece e mesmo seguindo à risca um passo a passo uma receita de Bolo de Chocolate, tudo pode dar errado.

O fato é que talvez a prática leve à perfeição e depois de tanto tentar reproduzir um bolo que comemos na vila medieval de Grimaud, em Saint-Tropez, na França, cheguei àquela que eu chamo de melhor receita de Bolo de Chocolate. Note que o adjetivo refere-se à receita e não ao bolo – até porque isso é uma questão de gosto bem pessoal. Há que prefira mais doce e cascudo, eu sou das que prefere bolos e doces com um toque generoso de umidade.

Como não sou de sonegar esse tipo de segredinho, compartilho esta receita que é um achado, e que obtive diretamente de um livro, escrito por uma francesa. Não tem como errar! Espero que apreciem sem moderação, é muito fácil de preparar!

Receita de Bolo de Chocolate

Ingredientes

  • 120 g de manteiga;
  • 200 g de chocolate amargo em barra;
  • 4 ovos;
  • 100 g de açúcar;
  • 80 g de farinha.

Modo de preparo

Aqueça o forno em 180 graus (temperatura média ou até um pouco menos). Derreta o chocolate e a manteiga e banho maria – sem aquecer demais. Bata os ovos com o açúcar na batedeira ou fuet e quando estiver quase fofo, junte a farinha e misture bem. Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos e em temperatura ambiente, misture com o restante da massa.

Ovos e açúcar batidos.

Chocolate e manteiga derretidos.

Coloque para assar em uma forma com fundo falso, forrada com papel manteiga. Não precisa untar. Se não quiser usar uma balança, as medidas de açúcar e farinha são, em colheres, são 6 rasas e 4 bem cheias, respectivamente.

Pronto para ir ao forno!

Asse por 25 min. e tire do forno imediatamente se quer ele mais úmido. Se não, asse por 30 min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.