Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária, MasterChef e afins

MasterChef na Serra Gaúcha

Programa que será exibido nesta terça-feira, dia 04 de abril, foi gravado em vinícolas do Rio Grande do Sul, entre os dias 4 e 6 de março.

Imagens de divulgação do episódio do MasterChef gravado na Serra Gaúcha.

Nesta terça-feira, o MasterChef vai levar a Serra Gaúcha para a tela da Band. O foi programa gravado no começo de março nos municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Farroupilha, no Rio Grande do Sul e vai evidenciar a gastronomia e produção de vinho do estado.

Confesso que esta é a minha parte preferida de cada temporada: quando todos viajam para um estado (ou até país, como no caso da primeira temporada) diferente e mostram um pouco da gastronomia do local onde gravam o programa. Também porque amo a diversidade cultural do Brasil, que por ter sido colonizado por imigrantes do mundo inteiro, tem muitas influências e por isso, uma gastronomia tão rica.

Com esse tipo de episódio, todos podemos aprender um pouco sobre os estados mais distantes, e, neste caso, a grande influência que a gastronomia italiana e alemã (no caso específico deste episódio, segundo narração da própria Ana Paula Padrão na prévia exibida na última semana) na formação do paladar dos gaúchos. Espero que como este venham muitos – eu queria muito um que mostrasse mais os sabores do nordeste! #ficadica

A apresentadora Ana Paula Padrão e o trio de jurados: Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin.

Vale dos Vinhedos

Mas para alegria dos apreciadores de vinho, a bebida também terá destaque especial no Masterchef de amanhã. Divididos em duas equipes, os competidores precisaram preparar um cardápio harmonizado com rótulos das vinícolas Aurora, Casa Valduga e Casa PeriniNas cenas dos próximos capítulos, foi possível ver galeto sendo assado em uma grelha, polenta sendo preparada, salame sendo cortado e, é claro, muita confusão na primeira prova coletiva externa dessa temporada.

Gravado na região turística do Vale dos Vinhedos, que também é responsável pela produção de 90% dos vinhos brasileiros, o programa de hoje levará ao público belíssimas paisagens dos parreirais gaúchos. Mesmo que você não goste de assistir reality show ou competição culinária, vale prestar atenção apenas pelas imagens.

Os vinhos escolhidos para a prova do MasterChef, episódio de 04/04/2017

Os vinhos escolhidos para o trabalho de harmonização das duas equipes do MasterChef são o espumante Brut 130, da Casa Valduga, que acompanhará a entrada; o vinho tinto Reserva Merlot, da Vinícola Aurora, qu acompanhará o prato principal; o espumante moscatel rosé Aquarela, da Casa Perini, para harmonizar com a sobremesa.

  • Brut 130, Casa Valduga – safra 2005 (uma das melhores da história do vinho gaúcho), produzido para comemorar os 130 anos da chegada da família no RS. Premiado tanto no país quanto fora. Elaborado a partir de uvas Chardonnay e Pinot Noir, tem coloração dourada e aroma de frutas brancas, frutas secas, amêndoas e leve tostado. Apresenta acidez equilibrada e cremosidade marcnte. Harmoniza muito bem com pratos frios, peixes, carnes brancas, queijos mais jovens, e massas com molhos leves.
  • Reserva Merlot, da Aurora – integrou a seleção TOP 100 de melhores vinhos do Mundo em 2014, pelas premiações que acumulou nos mais importantes concursos internacionais. Elaborado 100% com uvas Merlot, cultivadas em parreirais de produtores da Cooperativa Vinícola Aurora, na Serra Gaúcha. Tem 13% de álcool. De coloração rubi com tons violáceos, aroma intenso de frutas vermelhas maduras. O paladar é elegante, equilibrado, tem bom corpo e persistência. Ideal para acompanhar bacalhau, massas com molhos como os de tomate e funghi, carnes vermelhas grelhadas e queijos médios.
  • Aquarela, Casa Perini – este é o primeiro espumante moscatel rosé lançado no Brasil. Ele é o resultado do harmônico assemblage das variedades Moscato Branco, Moscato Gallo e Moscato de Hamburgo, tem tonalidade levemente rosada. Suas borbulhas formam uma bela coroa de espuma na taça e emana aromas com notas cítricas que remetem à casca de laranja e flores como o jasmim. Para harmonizar, a sugestão são canapés e entradas com sabores doces ou com frutas e geleias, além de sobremesas a base de creme ou tortas de frutas.

Assista no vídeo abaixo (a partir do minuto 27), algumas cenas do

Para ver MasterChef Brasil na Band

Todas as terças-feiras, às 22h30.

Ao vivo na TV e via app da emissora.

Para quem perdeu, tem reprise no Discovery Home & Health, sextas-feiras, às 19h20, com reapresentação aos domingos às 21h45.

Para quem como eu, mora bem longe do BR, o canal oficial do programa no Youtube disponibiliza o episódio em partes nas quartas-feiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.