Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária, MasterChef e afins

MasterChef Júnior: Você está preparado para ver?

Edição mirim do MasterChef Brasil estreia na terça-feira, dia 20/10 e aqui falo um pouco sobre as expectativas sobre esta primeira temporada com crianças.

Participantes do MasterChef Júnior Brasil - Receita de Viagem

Com 12 anos eu fazia pão, bolos, balinhas de caramelo, merengue, sopas, muita pipoca, depenava e dividia uma galinha em partes. Por falta de prática perdi a mão para bolos e está bem difícil reencontrar, mas sim, eu cozinho desde criança. Por isso não entendo meu estranhamento com uma competição culinária de crianças, como o MasterChef Júnior.

Mesmo assim, por gostar de ver a culinária na prática, quando ainda no Brasil assisti alguns episódios do MasterChef Júnior da Austrália. Não fui atrás para ver uma temporada completa porque a dinâmica – muito similar ao do MasterChef Peru – não me agrada. Simplificando, tem muita enrolação e pouca comida. Nada contra, pois todo mundo é fofo: jurados, competidores, convidados…não tem polêmica, mas tem crianças muito inteligentes fazendo comidas incríveis.

E é nesse ponto que entra a pergunta que faço no título desse post: será que estamos preparados para ver crianças cozinhando magnificamente no MasterChef Júnior Brasil? É algo que precisa ser ponderado, pois (mesmo considerando que elas tem uma ajudinha…) é extremamente humilhante ver uma criança de 11 anos preparando um Beef Wellington – ainda mais quando você tem dificuldades como, sei lá, fritar um ovo sem furar a gema.

O que esperar do MasterChef Júnior Brasil

Não que esteja dizendo que não vou assistir – considerando o fato de que dependo do youtube, nem é algo que posso decidir – e de forma alguma quero desestimular a quem me lê sobre o programa. Pelo contrário! Apenas indico que as expectativas devem ser outras. Veja alguns pontos a serem considerados:

  • Jurados mais softs: até porque, se não forem fofos, vai ser tenso demais;
  • Pequenos gênios na cozinha: não tenham dúvidas de que as crianças selecionadas, sabem muito. Talvez até mais do que alguns adultos selecionados nas duas temporadas brasileiras;
  • Provas adultas: isso já foi até confirmado pela produção. Sem moleza;
  • Jiang sendo fofa: a terceira colocada da edição anterior foi considerada a vencedora moral por ter conquistado uma legião de fãs (o que acho justo e ela cozinha muito bem!) com seu sotaque engraçadinho. Mesmo não querendo, ela é muito fofa e a Band acerta ao colocar ela na atração com chefs mirins, pois ganha a audiência de quem gosta dela. Desejo apenas que usem muito bem a sua imagem;

Jiang estreia como repórter - Receita de Viagem

  • Polêmica: o programa nem estreou ainda (programe-se para a noite de 20/10!) e já tem bafafá na página, por conta do vídeo em que elas fazem bagunça (se jogam mesmo!) comida. Isso nos mostra claramente que a Band sabe que polêmica gera audiência e que mais do que nunca, “falem mal, mas falem de mim”;
  • Horário: ao que tudo indica, o horário de exibição não vai mudar por conta das crianças que querem assistir e acordar cedo. Creio que esta opção é para optar por uma reprise em horário mais viável para os pequenos. Algo do tipo “Você pediu…e aqui está”. Para mostrar também que estão muito atentos ao que o público diz e quer, embora fazem uso dessa informação apenas da forma que lhes favoreça mais;
  • Domínio de audiência na TV e na web: este programa serve também para comprovar que a Band, mais do que qualquer canal brasileiro, é quem sabe integrar internet com televisão, sendo campeã de audiência nos dos canais de comunicação nas terças-feiras à noite. Uma nova era das comunicações integradas (enquanto muitos achavam que a internet ia acabar com a televisão…) que está sendo liderada por eles.

O programa #APrévia do Masterchef antecipa um pouco do que vem por aí! Para quem quiser ver, seguem os vídeos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.