Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária, MasterChef e afins

MasterChef BR e a edição com Profissionais

Intervalo entre a edição regular e a versão com profissionais do programa de culinária será de 2 meses.

Barriga de porco ao molho missô - Receita de Viagem

Barriga de porco ao molho missô – começo o post com esta foto por ser este o motivo de acompanhar o programa, inspiração para cozinhar! Este foi o prato principal servido por Leo Young na final do MasterChef BR 3.

Como podem perceber, praticamente não comentei a terceira temporada do MasterChef que consagrou como campeão o paulista Leo Young, na última terça-feira. Não que não estivesse assistindo – mesmo estando aqui conseguia acompanhar tudo. Na quarta-feira pela manhã sempre entrava no perfil oficial para saber quem tinha sido eliminado. Assistia o episódio assim que tinha tempo, no próprio canal do programa no Youtube.

Mas esta temporada definitivamente, não me empolgou. Demorei para ter empatia pelos participantes e quando escolhia minha torcida eles saíam (caso da Gabriela e da Thaiana) ou me decepcionavam pela incoerência do discurso (caso do Lee).

Vamos aos fatos, sob a minha perspectiva:

  • Caricaturas: talvez por ser um elenco maior (21 candidatos!), ficou nítido que muitos estavam ali mais para aparecer do que cozinhar. Não condeno, cada um vende seu peixe da maneira que achar melhor, mas não é o que me interessa no programa. Como assistia já sabendo quem seria eliminado, focava na parte de comida mesmo. Mas isso incomodou uma parcela significativa dos expectadores (pessoa está lá para cozinhar, não fazer propaganda de roupa) e isso precisa ser levado em consideração para a próxima edição;
  • Picuinhas: esse é outro ponto que incomodou muito o público, e em alguns momentos me pareceu que as hostilidades passaram do ponto – e vinha de todos os lados! e ficou feio, para alguns candidatos, a postura dúbia (entre os amiguinhos, eram maldosos, na frente das câmeras, pareciam anjos) que foi a principal responsável pela rejeição dos mesmos. Mas isso dá audiência e acho bom que mostrem, pois isso existe dentro de uma cozinha, assim como em qualquer ambiente de trabalho;
  • Mezanino: acho que se tem algo que gostaria que mudasse nessa próxima edição, é o mezanino. Mas não a forma como é estruturado, e sim a postura que os participantes tinham quando estavam nele. Quase todos os candidatos pisaram na bola do bom senso em algum momento quando estavam lá em cima. Então, da minha parte, eu gostaria de uma seleção mais criteriosa ou algumas regrinhas de conduta para quem está assistindo os outros cozinharem;
  • Finalistas: eu sou uma que esperava ver a Raquel na final junto com o Leo. Pessoalmente, não gostava de ver ela falar no começo, mas quando parei de me preocupar com o que eles falavam e passei a prestar atenção somente com a comida que faziam (e que muito me servem de inspiração!), passei a torcer por ela. Não que ache que ela seja melhor do que a Bruna – não sou chefe, não comi nada preparado por elas para ousar fazer esse tipo de julgamento – mas gostava muito de ver seus pratos de inspiração brasileira e regionalista. Queria muito ver um menu dela preparado para uma final como esta, assim como sempre gostei muito da veia asiática dos pratos do Leo. So, minha torcida sempre foi por motivos culinarísticos, e confio na decisão dos jurados.
Leonardo Young - Receita de Viagem

Para quem afirma que o vencedor é introspectivo demais, aí está Leo, brincando com a cabeça de porco que eu queria tanto poder trabalhar! Me aguardem, rsrsrs.

Vem aí, MasterChef Profissionais

MasterChef Profissionais - Receita de Viagem

Eu estou realmente ansiosa para ver esta edição do Masterchef BR! Espero que usem como inspiração a versão UK, onde as coisas costumam ser muito, muito mais profissionais. Com filmagens programadas para iniciar no dia 12 de setembro próximo, neste programa com estreia prevista para o começo do mês de outubro, teremos 9 profissionais competindo pelo reconhecimento.

O fato que mais me empolgou é que a temporada terá 9 episódios, ou seja: será cozinha, bons pratos (espero) e nada de enrolação! Com tão pouco tempo no ar, pelo menos boa parte dos egos exaltados (de quem ganha, de quem se acha melhor cozinheiro que o outro…) não será exibida para o grande público (assim desejo arduamente).

Outro ponto que certamente vai tornar esta edição MasterChef BR Profissionais bem interessante é o fato de que os candidatos tendo formação e experiência, garantem um nível melhor de pratos apresentados. Também pudera, os jurados certamente serão muito mais exigentes!

— — —

E você, também está ansioso pela próxima temporada? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.