Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

Livro de Receitas: Fundamentos Culinários Le Cordon Bleu

Eu x livros

Minha paixão por livros é tão grande quanto a minha paixão por culinária e viagens. Mas não sou apegada não, acredito que eles nasceram para circular! Por isso sempre que senti que algum amigo gostaria de ler determinado livro, passava adiante. Fiz com meus favoritos e por isso tive muitas edições do Ilusões (Richard Bach), Sidarta (Hermann Hesse) e Só o Amor é Real, (Brian Weiss). Pronto, entreguei meu ouro!

Só consegui ser possessiva com os autografados, com os do Rubem Fonseca e os do Moacyr Scliar. Por hora eles descansam na casa da sogra, pois não tinha como trazer tudo na mudança. Os que salvaram-se são alguns pouquíssimos livros de receitas, como este de Fundamentos Culinários da Le Cordon Bleu. Os demais eu espero que venham logo em seguida.

Um bom livro de receitas

Livro de Receitas da Le Cordon Bleu - Receita de Viagem

Aí, tem alguém que vai dizer: “Mas porque livro de receitas, se tem tudo na internet hoje em dia?” Sim, tem tudo na internet. Menos curadoria de editora e trabalho sério na publicação de receitas em blogs e sites!

Claro que nem todos os sites são assim, claro também que minhas receitas não são perfeitas. Como digo, sou uma cozinheira em formação e aqui procuro postar meus relatos sinceros sobre minhas experiências culinárias. Mas tento fazer meu trabalho com todo cuidado do mundo para que quem as replique não sinta falta de um ingrediente, para que tenha lógica e sempre que posso, as reviso para não ficar propagando informações erradas. Esta é a verdadeira motivação deste blog, não apenas postar por postar.

E é por isso que não me desfaço de livros de receitas (nem as coletadas em panfletos, nem as anotadas rapidamente à caneta…). Este da Le Cordon Bleu (que adquiri em um Sebo via Estante Virtual) é um dos melhores que já tive em mãos. Como podem ver, ele não lista apenas ingredientes e modos de preparo. Lista técnicas aprendidas, instrumentos e até um pouquinho de história. Uma verdadeira aula culinária! Veja nas fotos abaixo.

Aula para aprender a fazer Ovo Cocotte - Receita de Viagem

Ingredientes e Modo de Preparo - Receita de Viagem

Por isso a dica: invista em livros de receitas. Use a internet para ter ideias e inspirações. Compare receitas, analise qual é mais completa, qual dá mais detalhes, qual tem os ingredientes que mais aprecia. Juro que não sou ciumenta, rsrsrs.

A, e este livro de receitas clássicas da Le Cordon Bleu em especial, quando sigo as receitas à risca, não tem erro. Fiz o Soufflé au Fromage sem nunca ter feito suflê e ficou perfeito. Se ficou interessada/o, veja abaixo onde comprar!

Serviço

Livro: Le Cordon Bleu – Fundamentos Culinários – Receitas Clássicas

385 páginas de receitas e técnicas

Onde comprar: na Estante Virtual!

A escola de gastronomia mais famosa do mundo

A Le Cordon Bleu é uma das mais tradicionais escolas de culinária do mundo, fundada na França há 120 anos. Hoje tornou-se uma rede, com várias unidades espalhadas pelo mundo.

Mas sua origem é bem mais antiga do que isso. Existem relatos que no século XVI a elite dos cavaleiros franceses formou um grupo (composto pelos que recebiam o Cordon Bleu – fita azul – ao se tornarem membros da Ordem do Espírito Santo. Este grupo ficou conhecido por realizar jantares regados de muito luxo e extravagância em termos de comida.

Com a Revolução Francesa o grupo foi extinto e a fita azul restou com símbolo de excelência culinária. La Cusiniére Cordon Bleu foi o nome escolhido para uma publicação culinária, que repassava dicas dos principais chefs franceses do século XIX e que originou a escola em 1895.

3 thoughts on “Livro de Receitas: Fundamentos Culinários Le Cordon Bleu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.