Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

Livro Culinária da Imigração Italiana

Hoje, ao invés de uma receita, dica de livro de história com receitas!

2015-02-18_17-52-52_963

Quando viemos de muda para a Bélgica trouxe poucos livros. Entre eles esta riqueza feita pelo descendente de italianos e editor Darcy Loss Luzzatto: Culinária da Imigração Italiana. E esta é a minha indicação para quem está em busca de inspiração na cozinha.

Como afirma o próprio autor, este não é apenas um livro de receitas. Na verdade, está mais para um livro de histórias sobre comida. Comida feita pelos imigrantes italianos e seus descendentes no Rio Grande do Sul, que se instalaram na serra gaúcha. São comidas típicas da colonização de imigrantes vindos das regiões do Vêneto e da Lombardia na Itália.

Muitas dessas receitas e costumes culinários precisaram ser adaptados para a disponibilidade local, pois nem todos os ingredientes da terra de origem existiam na nova morada. E são estas receitas, que junto com as memórias do autor, bem como os costumes de uma época quase perdida, que este livro traz em suas páginas.

Testando receitas históricas

Minha meia metade italiana (que tanto se manifesta na hora em que estou cozinhando), não veio dessa região do RS nem dessa região da Itália (tenho certeza apenas sobre algum antepassado ter vindo de Gênova, comprovada pelas receitas que foram sendo repassadas), mas foi delicioso conhecer um pouco da culinária tradicional que desenvolveu-se na Serra Gaúcha. Muitos destes pratos típicos já se perderam no tempo e com a reprodução de algumas destas receitas espero ser possível dar uma voltinha no passado.

Por hora só testei a Receita de Cordeiro com Hortelã e por um motivo bem curioso: comprei este livro em 2010, li, perdi (ou emprestei para alguém que espero, esteja fazendo bom proveito!) e precisei comprar novamente. Agora só mais alguns ajustes na nossa vida em terras belgas para colocar outras em prática.

Gostou do livro?

Se você se interessou pelo livro, fica a dica de onde pode adquirir o mesmo: na Estante Virtual. Eu comprei o mesmo usado (pode até ver na foto uma manchona), pois não achei ele novinho. Segue o link com todos os exemplares disponíveis. Recomendo o Sebo Líder II, com excelentes títulos de culinária e gastronomia.

Ficha técnica

Livro Culinaria da Imigracao Italiana - Receita de Viagem

 

Culinária da Imigração Italiana – As comidas e suas histórias

Darcy Loss Luzzatto

Editora Sagra Luzzatto

2002, 148 páginas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.