Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Legumes, Receitas, Vegetariana

Receita de Lasanha de Berinjela

Primeiramente: berinGela ou berinJela?

Para o Português, ambas estão certas. Apenas que a primeira é usada pelo português de Portugal e a segunda, pelo português do Brasil. Ficaremos com a opção da casa então.

Dizem que a gente come primeiro com os olhos e a ideia para esta receita  de lasanha de berinjela vegetariana simples veio a partir de uma foto do blog da queridíssima Consuelo Blocker, que não falava sobre o modo de preparo, mas indicava ser uma delícia. Decidi então preparar do jeito que mais me apetecia.

Eis a foto:

Vamos cozinhar? Segue meu modo de preparo da Lasanha de Berinjela. Já adianto que não sou uma boa fotógrafa, mas posso garantir que vocês vão gostar, pois é muito saborosa!

Receita de Lasanha de Berinjela

Pronta para ir ao forno gratinar.

Ingredientes

  • 3 berinjelas tamanho médio;
  • 3 tomates italianos pelados;
  • 300 gramas de queijo mozzarella di bufala;
  • manjericão a gosto;
  • queijo parmesão ralado;
  • manteiga;
  • óleo de oliva;
  • pimenta preta moída na hora;
  • sal.

Modo de preparo

Corte as berinjelas em fatias de espessura média, coloque em um escorredor de massa e salpique sal (pouco!). Este truque básico serve para retirar o amargor do legume. Deixe reservado, enquanto descasca os tomates. Depois da casca, remova as sementes e corte a polpa em quatro partes cada tomate.

Frite a berinjela na manteiga levemente, até que estejam macias. Monte as camadas, intercalando fatias de berinjela, tomate, muzzarella, e manjericão. Salpique com pimenta do reino moída na hora. Não é necessário adicionar sal, pois o queijo e a berinjela já estão salgados. Finalize com queijo parmesão e leve ao forno médio por no máximo 20 minutos, ou até que ela esteja aquecida e o queijo levemente derretido. Finalizei com salsa de tomate com salsinha.

Lasanha de Berinjela - Receita de Viagem

Apresentação não é das melhores, mas o sabor é incomparável!

Dica 1: uso duas técnicas básicas para remover a casca dos tomates. Uma delas é queimar a casquinha na boca do fogão. Cravo um garfo no miolinho e vou tostando, para depois remover com facilidade. A outra é escaldar os mesmos em água fervente com sal, passando os mesmo posteriormente em água fria.

Dica 2: sempre que uso o tomate, descasco. Só em pratos frios é que não uso este processo. Uma opção válida para quem tem pressa é usar tomates pelados. Vendidos em lata, é cada vez mais frequente a presença de marcas italianas nas prateleiras brasileiras. E eles sempre são ótimos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.