Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas

8 Ingredientes essenciais na minha geladeira

Post inspirado episódio do MasterChef do dia 11/04/2017, onde os competidores precisaram cozinhar com ingredientes que são encontrados sempre na geladeira de cada um.

Estes são os alimentos que (quase) sempre tem na geladeira aqui de casa!

Sempre brinco que é difícil encontrar a geladeira aqui de casa vazia: sempre existem ingredientes para preparar uma comidinha gostosa, o suficiente para no mínimo, três refeições. Uma pessoa prevenida vale por duas, né?

Uma é que nunca sei quando vou precisar ou não; outra que gosto de ter opções. Mas tem aquele básico que não deixo faltar nunca, e não falo apenas de produtos que precisam de refrigeração. Grãos, nozes, arroz, quinoa…gosto de ter tudo isso em casa, para variar mais no cardápio.

Inspirada no episódio do MasterChef desta semana, onde os competidores precisaram cozinhar com os essenciais da geladeira (dos outros!), resolvi dar uma conferida nos meus essenciais. E foi bem fácil detectar o que sempre tem, que reponho toda vez que vou ao supermercado. Algumas coisas bem básicas, outra nem tanto. A foto acima já entrega, mas eles revelam um pouco da minha rotina na cozinha. Quer ver porquê? Então prossiga a leitura. Com links para receitas.

8 Ingredientes essenciais na minha geladeira

1 – Queijo parmesão ou grana padano

Para qualquer preparo de comida italiana (e são muitos as ocasiões em que esse é o cardápio do dia). Pelo menos uma vez por semana eu preparo macarrão, e sem queijo, fica complicado.

Aqui tem receita de Pasta ao Pesto, receita da sogra, onde o queijo é essencial.

2 – Carne de frango

Corte da semana foi o peito de frango.

Seja peito, coxa, sobrecoxa ou filé, aqui em casa sempre tem carne de frango. Esta é para mim a fonte de proteínas mais versátil que existe, por isso considero ela essencial nas refeições do dia a dia. Costumo temperar com o que tiver em casa: vinho, ervas frescas, limão e até molho de ostras – e por isso ele também está nesta lista.

Aqui tem uma lista de receitas com carne de frango, incluindo a que mais aparece aqui nesta casa e que segue na foto abaixo: Salada de Quinoa com Frango Grelhado.

3 – Molho de Ostras

Esta é a minha marca favorita de molho de ostras e encontra-se facilmente nos supermercados (parte de produtos importados ou asiáticos) ou em lojas de produtos asiáticos.

Provavelmente o mais exótico dos ingredientes que sempre é possível encontrar na minha geladeira, o Molho de Ostras passou a fazer parte da minha listinha de compras há muitos anos! Tradicional da culinária asiática, tem textura espessa e sabor adocicado. Costumo usar para temperar carnes (principalmente frango!) e vegetais, principalmente nos preparos de alimentos salteados e de inspiração asiática.

O principal preparo onde uso o molho de ostras é nesta receita de Frango com Gengibre.

Frango com Gengibre e Molho de Ostras.

4 – Salada fresca

Salada limpa e cortada do Delhaize.

Essa é uma das coisas que mais amo aqui na Bélgica: você encontra com facilidade muita comida pronta ou pré-pronta, das coisas mais simples como salada limpa e cortada, até pratos mega elaborados como confit de pato + acompanhamentos. E uma salada limpa é a coisa mais prática que se pode ter na geladeira, quando se busca uma alimentação saudável e rápida.

5 – Massa seca

Não é um item de geladeira, mas é algo que realmente sempre tenho em casa e é uma as opções mais práticas.

Não se compara o sabor de uma massa fresca com uma massa seca – a primeira é infinitamente mais saborosa. Mas não é sempre que se tem tempo de preparar um saboroso maccheroni para a refeição do momento então sempre garanto ter em casa um pacote de massa seca. Muitas vezes até o molho é pronto, e fica bom, desde que use sua criatividade para incrementar. Abaixo um belo exemplo: pesto e massa seca pronta, cogumelos e abobrinha refogada, com um toque de manjericão.

Massa e molho prontos ficam mais saborosos se você incrementar com outros ingredientes!

Mas se você faz questão de preparar o macarrão em casa, aqui tem receita com todas as dicas.

6 – Tempero verde

Se você não gosta de sálvia, outros temperos frescos também valem.

Sálvia (para esta receita de massa com sálvia e manteiga que amo) ou para temperar carnes (frango, ovelha e porco) é algo que quase sempre tenho na geladeira. Se não tem este tempero verde, salsinha, manjericão, cebolinha, manjerona ou alecrim também são opções. Como a hortinha da janela tem sobrevivido, este é o que nunca deixo faltar na listinha de compras.

Tempero verde é essencial, pois tem função de dar sabor extra para qualquer comida. Outra combinação excelente de sálvia é deste risotto aqui.

7 – Legumes

Na ocasião, o que tinha em casa era berinjela, mas qualquer legume vale. O que importa é sempre ter algum na sua geladeira, para complementar qualquer refeição. Gosto de preparar berinjela grelhada (assim como quase todos os legumes) e servem de acompanhamento para qualquer prato, além de saladas e em sanduíches.

Aqui uma lista com receitas com berinjela e outros legumes.

8 – Vinho branco

Vinho da vez na nossa geladeira é australiano.

Aqui em casa, vinho é muito mais para cozinhar do que para beber! Além de ser essencial em algumas receitas clássicas como o risotto e frango basco (como amooo!!!!), sempre uso para tempero de carnes. Ele ajuda a deixar elas mais douradinhas na hora de refogar, por conta da dose de açúcar que contém. Também é uma excelente opção para deglaçar o fundo da panela. Compro sempre o mais simples e branco – que é mais versátil.

Meu prato favorito de frango – e que leva vinho branco: Poulet Basquaise, ou Frango Basco. Link acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.