Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Gosta de almôndegas? Confira a receita de Boulettes à la Liégeoise

Confira receita de almôndegas em estilo belga com molho levemente adocicado.

A primeira vez que provamos estas almôndegas belgas foi em um restaurante em Dinant que infelizmente, não guardei o nome. Era o prato do dia, e foi uma excelente opção – muito melhor do que a que provamos em Liége (em um restaurante que por opção, não vou citar o nome, pois o atendimento foi muito grosseiro).

O prato que provamos em Dinant!

Desde então replico esta receita de almôndegas em casa, ao meu jeito e com uns extras que acho extremamente necessários. A maioria das receitas que vi por aí, credita o adocicado do molho a uma fruta qualquer, o que não faz o menor sentido para mim. Isso porque é de Liége também uma conhecida (e maravilhosa) especialidade belga: O Sirop de Liège, a melhor geleia de frutas que conheço.

Então, quando eu preparo estas almôndegas (que você encontra com facilidade no cardápio de qualquer restaurante belga como “Boulettes à la Liégeois“), coloco uma colherada dessa geleia. E um pouco de cerveja também, já que oras, estamos vivendo na Bélgica.

Por fim, espero que apreciem esta delícia tanto quanto nós, e se forem testar esta receita, por favor, me marquem em fotos ou comentem! Medidas para duas pessoas e duas sugestões de acompanhamento – a mais tradicional é a batata frita, mas combina muito bem com um purê de batatas com legumes.

Receita de Almôndegas, ou Boulettes à la Liégeoise

Ingredientes

  • 200 g de carne moída bovina;
  • 200 g de carne moída suína;
  • 2 fatias de pão sem a casca (ou farinha panko);
  • Salsinha e duas folhas de louro;
  • 2 cebolas pequenas
  • 2 ovos;
  • Sal, pimenta e zimbro;
  • 1/2 colher de sopa de geleia escura (se tiver sirop de Liège, melhor!);
  • 125 ml de cerveja escura;
  • Azeite;
  • Batata, cenoura e manteiga para acompanhamento (ou batata frita!).

Modo de preparo

Começamos com o preparo da carne para fazer as almôndegas. Processe as fatias de pão, juntamente com a salsinha e a cebola já picadas grosseiramente, a fim de formar uma farofa. Adicione à carnes em um bowl e misture.

Adicione sal e pimenta em quantidade ao seu gosto, misture bem e forme as almôndegas (sobre o tamanho: eles costumam servir duas almôndegas grandes em restaurantes, mas você pode fazer do tamanho que preferir). Frite em azeite e reserve.

Para preparar o molho: use a mesma frigideira em que as almôndegas foram fritas. Corte a cebola em tiras e refogue com azeite até dourar. Coloque uma colher de geleia, adicione a cerveja, as folhas de louro, algumas bolinhas de zimbro e deixe cozinhar até reduzir. Coloque as almôndegas para aquecer e serem envoltas no molho. E estão prontas para servir.

Sirva com batatas fritas, ou purê de batata com cenoura (cozinhe as batatas e a cenoura, descasque, amasse bem, tempere com sal e pimenta, adicione um pouco de manteiga, misture e sirva quente. É para ser um purê rústico, então não se preocupe e deixar muito liso).

— — —

P.S. Um dos próximos posts é dica de onde provar esta delícia e algumas de suas variações bem ao estilo belga, gastando na faixa de 15 euros por pessoa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.