Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Gallete de Rois

Veja como fazer receita tradicional de Galette de Rois, bolo tradicional do Dia de Reis aqui na Bélgica!

Galette de Rois Delhaize - Receita de Viagem

Galette de Rois do Delhaize.

Muitos países na Europa celebram o Dia de Reis, fim das comemorações natalinas cristãs. Com algumas diferenças na forma tradicional de festejar este dia, aqui na Bélgica é o dia da Galette de Rois! Um bolo bem simples, feito com massa folhada e recheado com uma pasta de amêndoas. Fomos apresentados à esta delícia no Natal e adoramos!

Além de ser muito gostoso, tem uma espécie de brincadeira: no recheio da Galette de Rois tem sempre uma espécie de mimo (presente) de porcelana, geralmente de motivos natalinos. Neste que provamos no Natal havia um pequeno par de luvas vermelhas. Quem fica com o pedaço do bolo que contém este presentinho, ganha a coroa e torna-se o simbólico rei da noite.

Mercados e pâtissiers produzem e comercializam nesta data muitas galettes; é possível encontrar opções com preços bem variados. Compramos no supermercado Delhaize do centro de Bruxelas uma Galette de Rois grande, para servir 5 pessoas, por 6,55 euros.

Para quem estiver a fim de provar mas está bem longe daqui, fiz um pequeno teste esta tarde e recomendo muito esta galette! É muito fácil de fazer, confiram:

Galette da receita abaixo serve 6 pessoas.

Galette de Rois

Coroa da Galette de Rois - Receita de Viagem

Meu primeiro teste fazendo a Galette de Rois!

Ingredientes
– 2 massas folhadas redondas;
– 100 g de açúcar;
– 140 g de amêndoas moída;
– 75 g de manteiga amolecida;
– 2 ovos e uma gema;
– 1 colher de sopa de rum ou licor de amêndoa;
– 1 brinde de porcelana;
– Uma coroa de papel.

Modo de preparo

Colocar uma das massas folhadas em uma forma e fazer alguns furos com a ponta de um garfo. Misture o açúcar, a manteiga, a farinha de amêndoas, os ovos e o licor.

Distribua sobre a massa, deixando um espaço nas extremidades para unir as massas posteriormente. Coloque o mimo de porcelana, com cuidado para não ficar no centro mas escondido entre a massa.

Cubra com a segunda massa e cole bem as bordas. Se tiver habilidade, faça alguns desenhos com a ponta da faca. Bata a gema de ovo restante e pincele sobre a massa.

Leve ao forno pré-aquecido a 200° asse por 20min. Se não estiver dourado, deixe mais alguns minutos.

P.S.: essa é a receita original. Eu fiz um pouco diferente conforme os ingredientes da foto abaixo. Adicionei marzipan, mas é mais difícil trabalhar com ele. No fim, ficou com um recheio bem cremoso, como queria. E o sabor pode ser potencializado com o licor ou extrato de amêndoas (eu usei conhaque). Por fim, não consegui esconder bem o brinde, pois ficou marcando na massa! Não ficou tão bonita quanto as compradas, mas o sabor ficou bem melhor do que das prontas!

Ingredientes Galette de Rois - Receita de Viagem

Ingredientes que usei: tem farinha de amêndoas e marzipan.

Brinde na Galette de Rois - Receita de Viagem

Não escondi muito meu presentinho.

Galette de Rois Assada - Receita de Viagem

Desenhos quase não aparecem.

Galette de Rois com brinde - Receita de Viagem

Recheio bem cremoso, ficou perfeito!

Sobre o Dia de Reis

Para a tradição cristã, o Dia de Reis é o dia em que o recém-nascido Jesus Cristo recebe a visita dos 3 Reis Magos. Esta tradição existe desde o século 8, quando os reis Baltazar, Gaspar e Belchior foram convertidos em santos. É nesta data, 6 de janeiro, que se encerram as festividades natalinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.