Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Vegetariana

Fondue de Queijo

Receita deliciosa de Fondue de Queijo para uma noite fria de inverno.

O Fondue de Queijo é a opção perfeita para um jantar romântico ou descontraído nas noites de inverno. Até mesmo quem não é lá muito fã de queijo gosta, e com a chegada das temperaturas mais baixas (pelo menos no sul do Brasil), passa a fazer parte do cardápio de ocasiões especiais.

Os acompanhamentos do fondue de queijo são uma atração à parte e variam de acordo com as preferências de cada um. E como muitos talvez não saibam, a composição do queijo derretido em si. Digo isso porque apesar de parecer, fondue de queijo não é apenas queijo derretido.

Claro que é muito mais prático comprar fondue de queijo pronto. Mas pense comigo: existe uma infinidade de queijos, um outro tanto de ingredientes que podem ser usados para temperar o fondue, porque não criar uma receita sua e exclusiva?! Pois, eu não tinha pensado nisso, até nossa viagem para a Suíça na Páscoa.

Viajamos com a intenção de preparar fondue em casa e no mercado vimos duas opções: fondue de queijo pronto mix de queijos gruyère e vacherin. Escolhemos o mix e em casa, adicionamos os outros ingredientes sugeridos. Gostamos tanto que repeti a receita aqui em casa, com queijos que penso serem mais fáceis de encontrar.

Veja como fazer fondue de queijo. Segue a receita, com medidas para duas pessoas.

Receita de Fondue de Queijo

Ingredientes

  • 100 g de queijo gruyère;
  • 100 g de queijo comté;
  • 100 g de queijo emmental;
  • 1 dente de alho;
  • 1 cebola pequena;
  • 3/4 de xícara de vinho branco, cava ou espumante de aroma frutado e levemente adocicado;
  • 1 colher rasa de manteiga;
  • 1 colher rasa de amido de milho;
  • Sal, pimenta branca e noz moscada.

Modo de preparo

Rale os queijos. Descasque e corte a cebola em cubinhos. Descasque o alho. Aqueça uma caçarola (eu usei a mesma onde mantive o fondue aquecido) e derreta a manteiga. Refogue a cebola até que esteja bem cozida e adicione o alho moído. Refogue por um minuto e adicione os queijos.

Derreta os queijos em fogo baixo a médio. Quando estiver derretido, adicione o vinho misturado com o amido de milho. Tempere com pimenta branca e noz moscada a Quando estiver bem misturado, está pronto!

— Acompanhamentos

Em Caen, na França, provei um fondue preparado com um vinho frutado e levemente adocicado. Achei a combinação excelente e que repeti, apenas mudando o da cava para o vinho branco.

Nesta mesma ocasião, foi servido como acompanhamento para o fondue de queijo a fórmula que tenho repetido: batata cozida (amarela ou vermelha, pequena) com casca e bastante sal, pão quentinho e embutidos: presunto, salame e copa. É o que recomendo para este fondue.

— Dicas

  • Apesar de parecer estranho colocar amido de milho no fondue de queijo, reafirmo o quanto ela é importante. Do contrário, o vinho (que dá aquele gostinho especial no fondue) não se mistura com os queijos. Vão por mim, eu testei;
  • Se o queijo engrossar, misture mais um pouco de vinho com amido de milho;
  • Use a sua criatividade na hora de escolher os queijos, o vinho/espumante que tempera o fondue e os acompanhamentos;
  • Se você não tem panela de fondue, não se intimide: use uma panela de ferro (ou alguma outra que preserve o calor por mais tempo) e aqueça quando esfriar. Eu não tenho ainda aparelho de fondue e uso a chapa da racleteira para manter o queijo aquecido, como podem ver na foto abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.