Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Florença, Onde comer (e beber!)

Onde comer e beber em Florença

Dicas de Florença para quem aprecia boa comida e até mesmo, craft beers.

Não menti quando desembarquei na Itália, e principalmente em Florença, e postei no Twitter dizendo que tinha ido lá só para comer. Claro que não foi só isso que fizemos lá, mas em se tratando da Itália, comida para uma glutona como eu, é realmente o elemento mais importante da viagem.

Uma vez em Florença, tinha três prioridades gastronômicas: provar a bistecca alla fiorentina, a trippa fiorentina e conhecer o Mercato Centrale di Firenzi. Não trago uma lista muito grande de dicas, pois como comentei no post anterior sobre a Farmácia de Santa Maria Novella, usamos esta cidade como base para visitar Cinque Terre e outras cidades da região.

Mas de qualquer forma, acho que são dicas bem válidas, para quem busca referências e quer provar algumas das iguarias mais tradicionais de Florença (além de algumas craft beers locais!). Espero que apreciem!

Onde comer e beber em Florença

1 – Mercato Centrale di Firenzi

Um dos mercados púbicos mais bonitos e organizados que visitei, é a opção ideal para quem quer provar delícias locais em um ambiente super animado. Vários restaurantes na parte superior e grande variedade de opções. Provamos pizzas, massas e para não fugir do costume de (no meu caso) sempre provar as comidas mais “exóticas”, lampredotto trippa fiorentina. Esta última é basicamente como preparo dobradinha, em receita que você pode conferir aqui. Os preços são bem acessíveis.

Endereço: Piazza del Mercato Centrale – Via dell’Ariento – Florença – Itália

Site: http://www.mercatocentrale.it/

O Mercato Centrale di Firenzi!

A trippa fiorentina e o lampredotto.

De uma das lojas do Mercato.

— — —

2 – Trattoria Dall’Oste

Este foi o restaurante escolhido para provarmos a bistecca fiorentina, especialidade da casa. Nós pedimos dois menus bistecca, que além da carne incluía entrada, acompanhamentos e sobremesa. Gastamos no total (incluindo bebida),  € 156, para 5 pessoas. É preciso fazer reserva.

Endereço: Via Luigi Alamanni, 3/5r – 50123 – Florença – Itália

Site: https://trattoriadalloste.com/en/

A famosa bistecca fiorentina!

O ambiente do restaurante.

As entradas!

— — —

3 – Trattoria Mario

Enquanto parte da família resolveu se aventurar em massas e risotos, eu e marido fomos novamente de bistecca fiorentina. Sabe como é, “precisava” provar de novo para dar uma segunda opção de onde comer a famosa carne. Este lugar fica bem ao lado do Mercato Centrale, e é consideravelmente mais barato que o outro, uma vez que não é servido com tantos acompanhamentos quanto na Trattoria Dall’Oste.

Gastamos € 44 com pão, bebidas, carne e salada, para duas pessoas. Não fizemos reserva, mas esperamos por mais ou menos uma hora para conseguir mesa no começo da tarde. É um lugar bem simples, mas bem disputado e vale tanto quanto o outro.

Endereço: Via Rosina, 2r – 50123 – Florença – Itália

Site: http://trattoria-mario.com/Site-2013/index.php

A fachada do restaurante.

O ambiente da trattoria!

 

— — —

4 – Archea Brewery

Depois de circular por Florença, pausa para cervejas em um brewpub local. Ótimas cervejas e a sensação de dever cumprido, depois de confirmar que sim, o mercado de craft beers da Itália está fervendo.

Endereço: Via dei Serragli, 44 – 50124 – Florença – Itália

Facebook: https://www.facebook.com/archea.brwry/

— — —

5 – BrewDog Firenzi

Aberto em 2014, a unidade do bar de Florença é uma opção bem centralizada de bar para provar craft beers italianas. Também servem algumas opções de petiscos.

Endereço: Via Faenza, 21/r – 50123 – Florença – Itália

Site: https://www.brewdog.com/bars/worldwide/firenze

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.