Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Peixes, Receitas, Vegetariana

Filé de Peixe com Sálvia e Risotto de Aspargos

Receita de Filé de Peixe que faço sempre, com dica de acompanhamento como sugestão de cardápio para a Páscoa!

Este Filé de Peixe com Sálvia é uma legítima receita de viagem! Vem de um restaurante de Bellagio na Itália, onde provamos um prato que tinha “Peixe do Lago Como com Sálvia e Risotto de Limão”. Desde então tenho preparado peixe assim, pois é uma das nossas receitas favoritas!

Infelizmente essa experiência tem 9 anos e é de um período em que não costumava tirar fotos de pratos. Mas tenho para mim que a memória é sempre o melhor souvenir de viagem! Por isso segue a receita de Filé de Peixe com Sálvia, com sugestão de acompanhamento que combina muito bem.

Receita dois em um, com ingredientes para servir duas pessoas.

Filé de Peixe com Sálvia

Ingredientes

  • Filé de peixe branco (usei pangasius, mas fica excelente com tilápia) em quantidade ao seu gosto – eu usei 2 cortados ao meio;
  • Folhas de sálvia (quantidade ao seu gosto);
  • Sal, pimenta branca e azeite.
Filé de Panga.

Modo de preparo

Tempere os filés com uma pitada de sal e pimenta e reserve. Lave e seque bem as folhas de sálvia. Corte em tiras ou use inteira (sem os talos). Aqueça uma frigideira, quando estiver quente, coloque azeite em quantidade o suficiente para grelhar. Coloque sálvia de um dos lados de cada filé em quantidade a seu gosto e coloque na frigideira para dourar.

Antes de virar cada filé para dourar do outro lado, coloque mais sálvia e vire o filé. Importante não deixar queimar, para a sálvia não amargar. Quando estiver dourado dos dois lados, está pronto!

— — —

Risotto de Aspargos com Limão

Ingredientes

  • 75 g de manteiga sem sal;
  • 750 ml de caldo de legumes;
  • 3/4 de xícara de arroz arbóreo;
  • 1 cebola pequena picada em cubinhos;
  • 1 dente de alho;
  • 3/4 de xícara de vinho branco seco;
  • Suco de 1/2 limão
  • 8 a 12 aspargos;
  • 50 g de queijo parmesão ralado;
  • Fio de azeite, sal e pimenta branca.

Modo de preparo

Descasque e corte a cebola em cubinhos. Aqueça o caldo de legumes e coloque uma colher de manteiga em uma frigideira de borda alta (ou uma panela wok). Derreta a manteiga e coloque a cebola picada para refogar. Quando estiver cozida, acrescente o alho descascado e triturado (ou picado).

Refogue por mais dois minutos e adicione o arroz. Misture bem e adicione o vinho, mexendo até que evapore. Quando o vinho evaporar, comece adicionar o caldo, uma concha por vez. Mexa, quando evaporar, adicione mais uma colher e assim por diante, até que o grão esteja no ponto.

Enquanto o risotto cozinha, prepare os aspargos separadamente. Limpe os aspargos, separe a parte mais dura e fibrosa da parte debaixo (pode guardar para fazer uma sopa como nessa receita aqui!). Aqueça uma frigideira e com um fio de azeite, refogue por 3 min os aspargos cortados em 3 ou 4 partes.

Quando o risoto estiver pronto, adicione os aspargos e o suco de limão. Misture bem e adicione uma segunda colher de manteiga, para deixar mais cremoso. Finalize adicionando o queijo parmesão ralado, e ajustando sal e pimenta branca (até mais caldo, caso sinta que precise ficar mais cremoso). Sirva como acompanhamento do Filé de Peixe com Sálvia.

— — —

Para outras receitas com peixe, confira este link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.