Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Festivais de Cerveja na Bélgica

Ao invés de falar de alguma cerveja específica, esta semana o post cervejeiro é sobre Festivais de Cerveja que participamos aqui na Bélgica e sobre como eles funcionam. Todos, certamente uma experiência que recomendamos para quem aprecia a bebida na qual os belgas se consagraram.

A cervejaria antiga da Stella Artois - Receita de Viagem

A cervejaria antiga da Stella Artois.

Quando nos mudamos do BR para a Bélgica, estávamos bem envolvidos com a produção de cerveja artesanal (para consumo próprio). Também participamos, de 2010 até final de 2014, de diversos eventos e festivais de cerveja realizados pela Acerva Gaúcha. Os Encontros Abertos, os IPA Day’s e outros eventos eram sempre ótimas oportunidades para conhecer o trabalho de outros cervejeiros, provar cervejas diferentes e ousadas, trocar figurinhas, conhece pessoas, reencontrar amigos…Eram, acima de tudo, oportunidades para se celebrar a cerveja.

Assim que as temperaturas se tornaram um pouco mais amenas e nos instalamos adequadamente, tratamos de buscar Festivais de Cerveja para participar. De pronto, percebemos algumas diferenças em relação aos eventos à que estávamos acostumados, mas seguem nossas impressões sobre os 3 que fomos até o momento. Post analisando se gostamos do evento, e dando dicas exras para quem estiver por aqui e desejar participar de algum.

Em breve participaremos de mais 3 e passarei as informações sobre os mesmos com mais antecedência, juntamente com a agenda completa de atividades e eventos belgas, para quem estiver visitando a terrinha poder se programar.

Zythos Bierfestival, em Leuven (24 a 26/04/2015)

Nós no Zythos - Receita de Viagem

O festival faz parte da programação do Leuven Beer Weekend, que conta com várias outras atrações relacionadas com cerveja, como festival de gastronomia local, tour por cervejarias, tours de bike e outros. Por ser nosso primeiro Festival de Cerveja, optamos por ir apenas ao Zythos.

Eram mais de 100 cervejas, espaço grande, bem lotado e com pouco espaço para sentar e degustar cervejas. Mesmo assim, tudo muito pacífico e nós sempre conseguíamos um cantinho. Compramos os copinhos do festival (100 ml) e fichas para provar 22 cervejas. Basicamente, um pouco mais de 1 mass cada.

Este foi o evento com maior variedade de cervejas que participamos aqui. A principal diferença para os eventos que participava no BR que percebi, por hora: não tem música, tem pessoas de todas as idades, tem alguns só pela farra e outros tantos para analisar as cervejas. Estes passaram o dia provando com muita atenção cada cerveja e fazendo mil e uma anotações. Em resumo, não é festa, é cerveja levada à sério.

Todas as cervejas eram belgas. E sim, tem gente que vai lá para beber como se estivesse na sua casa: leva mil petiscos, crianças, cachorro e até jogos de mesa.

Pontos positivos: muitas cervejas boas, poucas ruins (mas tem, não pensem que TODA cerveja belga é boa). Conhecemos uns holandeses muito simpáticos que também estavam ali, como nós, apenas para provar cervejas diferentes. Local era fora da cidade, mas um ônibus free fazia o translado do local do evento até a estação de trem no centro, com viagens regulares.

Cerveja no Zythos - Receita de Viagem

Os primeiro copos de festivais de cerveja da Bélgica que adquirimos!

Pontos negativos: não tinha espaço para todas as pessoas se acomodarem confortavelmente – galera sentava no chão sem problemas. Comida era um pouco cara e as opções eram fritas (com carne e molho de cerveja, 8 euros, porção mediana, para petisco), pizza, sanduíche…

Público do Zythos - Receita de Viagem

Público do Zythos, no espaço com mais lugares para sentar e degustar.

Dicas: atentar para a agenda completa do evento. Só descobrimos depois que poderíamos ter almoçado no centro, na feira gastronômica. Levar sempre água e uma sacola caso queira levar alguma cerveja para casa. Levar lanches para casos de emergência.

Gastos: 3 euros por copo, que poderia ser devolvido com retorno do dinheiro; cada ficha que dava direito a 100ml de qualquer cerveja custava 1 euro; o guia das cervejas custava 0,50 centavos de euro; 2 euros por pessoa para usar o banheiro o dia inteiro; a passagem de trem por pessoa, a partir de Bruxelas, usando o Weekend Ticket, custa 7 euros (ida e volta).

Innovation Beer Festival, em Leuven ( 24 e 25/05/2015)

Leuven Innovation Beer Festival - Receita de Viagem

Este outro festival tinha uma proposta diferente: com cervejas diferentes do mundo todo – algumas muito diferentonas, como uma que provei com ostras, outras com sal, blend de cervejas que sobreviveram ao fogo na cervejaria… Festival era pequeno – com 16 cervejarias (Bélgica, EUA, Alemanha, Inglaterra, Noruega, Itália…) e 75 cervejas diferentes. Como fomos com um casal de amigos, a quantidade de cervejas provadas (em pequena quantidade, que fique bem claro) foi duplicada!

Realizado na cervejaria antiga onde foi fabricada a primeira Stella Artois e onde hoje funciona a cervejaria De Hoorn. Também provamos cervejas excelentes, outras nem tanto. Mais uma vez compartilhamos mesa com holandeses, pessoal muito simpático que estava lá como nós, para provar cervejas diferentes. O restaurante que fica dentro da cervejaria oferecia petiscos, mas so provamos queijos e embutidos.

Pontos positivos: local de fácil acesso a partir da estação de trem. Cervejaria linda e bem preservada. Local muito organizado, com fonte para lavar os copos entre uma cerveja e outra. Pessoal muito simpático e lugar bem agradável.

O Espaço onde foi realizado o Innovation em Leuven - Receita de Viagem

Espaço para degustar.

Cervejaria da Noruega no Innovation - Receita de Viagem

Stand das cervejarias visto de cima.

Pontos negativos: pessoal meio desorganizado na recepção do evento, mas no fim correu tudo bem.

Dicas: pesquise sempre o site do evento e se necessário, entre em contato com a organização. Com isso, conseguimos desconto por reservar o ingresso, assim como quem comprou antecipado.

Gastos: ingresso por pessoa de 20 euros, dando direito a um copo e 7 fichas de cerveja (100ml cada). Fichas extras por 1,50 euro. Passagem 7 euros por pessoa (ida e volta).

Fête de la Bière et du Terroir, em Namur (10 a 12/07/2015)

Ao fundo, a Cidadela de Namur - Receita de Viagem

Ao fundo, a Cidadela de Namur.

Como ainda não conhecíamos Namur, cidade da região francesa da Bélgica e capital da região da Valônia, aproveitamos o dia para conhecer um pouco da cidade também. Logo que chegamos fomos visitar linda e gigante cidadela da cidade, que está localizada na confluência dos rios Meuse e Sambre.

Quando bateu a fome, fomos para o evento que era bem próximo. Fizemos tudo isso caminhando, a estação não fica mais do que 15 minutos de caminhada dessa região da cidade. O festival era um pouco diferente: cada cervejaria vendia separadamente suas cervejas e você poderia ficar bebendo no espaço à frente de cada tenda, que contavam com mesas e bancos.

A festa também contou com a apresentação de duas bandas – pelo menos equanto estávamos lá -, um concurso do tipo “Qual é a música” e algumas barracas de comida.

Pontos positivos: foi bem animado! Em um dos momentos, enquanto provamos algumas cervejas da Brasserie MilleVertus, um dos caras (que parecia ser o dono), colocou AC/DC para tocar bem alto! Provamos algumas cervejas diferentes, mas as dessa cervejaria que não conhecíamos foram uma boa surpresa, além de algums de Quebec que estavam participando do evento.

La Bella Mere da MilleVertus em Namur - Receita de Viagem

La Bella Mere da MilleVertus em Namur.

Pontos negativos: principal (pelo menos para a mente gorda aqui) é o fato de não ter tanta opção de comida quanto eu esperava. Mas mo fim comemos um hamburguer delicioso, crepes e pão com linguiça e foi tri bom. Senti falta de alguém vendendo batata frita.

Hamburguers em Namur - Receita de Viagem

Hamburguers em Namur.

Dicas: se tiver previsão de chuva, vá prevenido, pois vai chover certamente. E aproveite para circular um pouco pelas cidades, e não ficar apenas no espaço do festival.

Gastos: passagem 10 euros (cada, ida e volta); hamburguers 7,50 euros cada; pain saucisse (pão com linguiça!) 3 euros. As cervejevas variaram bastante, mas nada muito absurdo. A vaiação foi pelo fato de que cada uma servia como queria – uns na garrafa pequena (3 euros), outros cobravam 3 euros pelo trio de amostra de 150ml…bem acessíveis.

Cervejas em Namur - Receita de Viagem

Dicas extras

– tem muita coisa que fecha aos domingos ou fecha cedo. Por isso, por isso, programe-se e organize seus horários se pretende visitar um pouco da cidade onde está sendo realizado o festival;

– em Namur, o festival foi ao ar livre. Não levamos guarda-chuva, e sentimos falta por conta do chuvisqueiro constante. Confie na previsão do tempo e muna-se com o que é mais necessário;

Fête de la Bière e du Terroir em Namur - Receita de Viagem

Primeira vez que vimos belgas se escondendo da chuva.

– a comida nos festivais pode não ser o que você procura ou custar um pouco além do que você está disposto a pagar. Por isso é sempre bom já sair de casa bem alimentado, levar algum lanche ou pesquisar um restaurante fora do evento onde você possa comer;

– a Bélgica tem muita história, muitos lugares legais e interessantes para conhecer, com muitas cervejarias, mosteiros, festivais em quase todos os finais de semana de primavera ou verão…antes de decidir ir para determinado festival, pesquise um pouco sobre a cidade. Vai que ela tem alguma atração muito importante que você gostaria de conhecer e acaba deixando de lado, pensando apenas na cerveja?!

– sempre leve uma sacola ou mochila, caso deseje comprar algum souvenir, alguns produtos locais como embutidos e queijos, além das cervejas;

– a dica da vida para quem está ou vem para a Bélgica: nos finais de semana, as passagens de trem dentro do país ficam pela metade do preço. Basta esccolher o Weekend Ticket – consulte no site da Belgian Rail;

– por fim, aquela que pode ser a dica mais importante do post para quem gosta de participar deste tipo de evento: no RateBeer (excelente referência para quem quer saber mais sobre cerveja, ver quais são mesmo boas) tem um calendário de festivais de cerveja do mundo todo! Se vai viajar para algum lugar consulte no site se não estará rolando um evento como esse no lugar que vai visitar.

2 thoughts on “Festivais de Cerveja na Bélgica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.