Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Entradas, Petiscos, Receitas, Vegetariana

Dip fácil de Alcachofra

Veja como preparar uma pastinha de alcachofra deliciosa e saudável!

Eu amo alcachofra, esta flor maravilhosa e bem versátil, elemento importante da culinária do mediterrâneo. Já compartilhei aqui uma receita de Alcachofra Cozida, também de preparo fácil e agora venho com esta delícia que costumo preparar como petisco.

Vale ressaltar que sempre uso fundo de alcachofra já em conserva, pois a ideia aqui é praticidade. No Brasil eu costumava comprar esse mesmo dip pronto, feito pela marca Hemmer, que era simplesmente divino! Aqui também encontro com facilidade, mas o custo não compensa e prefiro fazer em casa.

Aliás, preciso reconhecer que em termos de produtos em conserva (fora os italianos, que são geralmente muito bons), os daqui são uma porcaria. Os fundos que encontro aqui são um dos que tem menos “temperos”, mas os pepinos são terríveis. Aliás, saudades dos pepinos em conserva Tauá (não por menos, também da Hemmer).

Mas vamos a receita? Fica como dica para um petisco pré-refeição com amigos!

Receita de Dip de Alcachofra

Ingredientes

  • 1 vidro de 200 ml de fundo de alcachofra;
  • 3 colheres de azeite extra virgem;
  • 1 limão siciliano;
  • Sal e pimenta branca;
  • Baguete ou pão francês para servir.

Modo de preparo

Separe os fundos de alcachofra e descarte a água da conserva. Use um processador de alimentos para preparar o dip. Coloque a alcachofra, o suco de limão e o azeite e processe bem, formando uma pasta mais ou menos densa.

Ajuste sal e pimenta branca moída na hora em quantidade a seu gosto. Vai depender muito da quantidade de sal usada no preparo da conserva. Sirva com pão baguete fresco.

Para armazenar, use um pote de vidro com tampa vedada. O dip dura ao menos uma semana na geladeira, sem ocorrer qualquer tipo de alteração. Mais do que isso não sei dizer, pois sempre consumimos muito rápido!

— — —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.