Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Crepe Francês

Delícia irresistível da região da Bretanha, veja como fazer mais um clássico da culinária francesa.

crepe-frances-pronto-receita-de-viagem

Crepe feito em casa!

O crepe é uma das opções mais populares da cozinha da França, pois a possibilidade de variar no recheio faz dele um prato muito versátil. A receita tradicional é feita com trigo sarraceno, que é mais escuro e fibroso. A receita com farinha de trigo branca só surgiu no século 20 e é utilizada para preparo de crepes doces.

Para quem gosta de ser mais preciso e seguir as regras centenárias da culinária francesa: crepe salgado (com recheio salgado) é feito com trigo sarraceno. Mas não espere encontrar este nome no menu de nenhuma creperia, pois crepe com recheio salgado é galette. O crepe, nome pelo qual conhecemos a iguaria, é feito com farinha branca e recheado com doces. A bebida que acompanha o crepe é a cidra.

Eu costumo fazer crepe com farinha branca, tanto para recheios salgados quanto doces. E tem um segredinho que revelo agora, que faz dessa receita especial. Veja como é fácil fazer e seja criativo na hora de elaborar os recheios, para honrar este meu pequeno segredo revelado! O mais tradicional leva cogumelos salteados, presunto,queijo ralado e ovo frito com gema mole.

Receita de Crepe Francês

crepe-frances-receita-de-viagem

Receita para recheio salgado ou doce.

Ingrediente

  • 300 g de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 50g de manteiga derretida;
  • 150 ml de leite;
  • 150 ml de cerveja (eu uso blonde, mas você pode usar qualquer uma clara);
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo

Em um bowl, misture os ovos e o leite e bata bem com um fouet. Misture aos poucos metade da farinha e depois, o óleo e a manteiga. Adicione a cerveja aos poucos, sempre misturando bem e depois o restante da farinha.

segredo-da-minha-receita-receita-de-viagem

Meu segredinho é a cerveja, ao invés de colocar 300 ml de leite. Fica mais crocante e sequinho!

Aqueça uma frigideira antiaderente de tamanho médio no fogo médio e unte com um pouco de manteiga. Coloque uma concha da massa de crepe e espalhe bem, para que forme uma espécie de panqueca fina e uniforme. Deixe cozinhar por cerca de 2 min. e vire. Retire da frigideira depois que estiverem levemente dourados dos dois lados e prepare para rechear.

preparando-crepe-frances-receita-de-viagem

Fazendo os crepes!

Confira no vídeo abaixo como fica a textura da massa de crepe francês:

recheios-para-crepe-receita-de-viagem

Recheios e massa de crepe.

Para rechear: você pode usar o que o que estiver a fim – eu gosto da combinação de carnes, queijo e legumes. Frango com palmito e catupiry é uma opção bem brasileira e deliciosa; bacon e aspargos é bem diferenciada. Para os doces, queijo e goiabada, ou Nutella com morangos.

Depois de separar os ingredientes do recheio, distribua no centro e enrole em forma de envelopes gordinhos. Leve novamente à frigideira em fogo médio, para selar as bordas e aquecer o crepe – por isso nao deixo que fiquem muito dourados durante o cozimento. O procedimento é o mesmo para crepes doces e salgados.

recheando-crepe-frances-receita-de-viagem

Recheando os crepes!

crepe-frances-vegetariano-receita-de-viagem

Crepe recheado, com massa fininha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.