Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Itália, Viagem

Costa Amalfitana

Pequeno guia para visitar a Costa Amalfitana na Itália!

A Costa Amalfitana é uma das preciosidades do litoral da Itália, localizada entre as cidades de Sorrento e Salerno. A região litorânea mais cobiçada do país é composta por várias pequenas cidades construídas entre a montanha e o mar.

A Costa Amalfitana espalha-se pelo Golfo de Salerno, e as cidades de Positano, Amalfi e Ravello são as mais conhecidas e visitadas. Cada uma com características diferentes, reservando atrações variadas para quem escolhe a região como destino turístico.

Seguindo com os posts da serie de viagem para Itália, segue um pequeno guia para planejar sua viagem para esta região. Nós circulamos pelas 3 principais cidades da Costa Amalfitana durante nossa estadia em Sorrento, e aqui segue um pequeno guia com dicas e informações. O próximo post tem uma dica de restaurante. Confira!

Costa Amalfitana

Uma das mais belas paisagens do mediterrâneo, a Costa Amalfitana tem como sua principal estrela Positano, que é um dos destinos favoritos das estrelas de Hollywood no verão. Apesar disso, a região conta com excelentes opções de atrações turísticas e atividades para aproveitar a natureza.

Abaixo seguem algumas dicas importantes para planejar sua viagem:

  • Cidades – região é composta pelas cidades litorâneas de Amalfi, Positano, Ravello, Praiano, Furore, Minori,
  • Quando visitar – os períodos de alta temporada (ver tabela abaixo) são os com maior volume de turista e, por consequência, onde os preços ficam mais caros e os lugares mais lotados. Recomendo os meses de abril, maio, setembro ou outubro, quando tudo é mais ameno (falo de clima, hospitalidade e preços).
  • Onde ficarneste post aqui tem dica de um hotel para se hospedar em Sorrento para conhecer a Costa Amalfitana com tranquilidade.
  • Para chegar – fizemos todo o circuito de carro, pois todas estas cidades tem estacionamento público e o caminho é belíssimo. Infelizmente não tenho nenhuma outra recomendação por agora, mas assim que tiver, atualizo por aqui.

Positano

No canto esquerdo, a cúpula da Igreja de Santa Maria Assunta em Positano.

O que ver: Igreja de Santa Maria Assunta (é o elemento que mais se destaca na paisagem, e onde é comum acontecerem casamentos de ricos e famosos), Praia del Fornillo (para chegar até ela, use tênis), Praia Grande (onde cadeiras e guarda-sol custam na faixa de €20 por dia por pessoa, mas para ducha precisa pagar extra), Franco Senesi (galeria de arte), Palazzo Murat (hoje um hotel de luxo, mas com restaurante e bar aberto ao grande público…de luxo).

O que fizemos por lá: circulamos pelo centro histórico e tomamos um drink em um dos bares da Spiaggia Grande (Praia Grande). Dica: pedir no balcão custa muito mais barato!

— — —

Amalfi

O Duomo de Amalfi.

O que ver: Duomo di Sant’Andrea (que reúne elementos árabes, romanos e bizantinos em sua fachada e segundo a crença católica, é onde jazem os restos mortais de Santo André), Praia de Marina Grande, Praia Duoglio, Museu della Carta (museu do papel), Via Lorenzo D’Amalfi (para fazer compras).

O que fizemos por lá: nós visitamos o centro histórico, o Duomo e escolhemos esta cidade para almoçar. Entre as opções, vários restaurantes de frente para o mar. Mas nós almoçamos do lado do Duomo, em dica de restaurante que vem em próximo post.

— — —

Ravello

O que fazer: Ravello fica no topo dos penhascos na Costa Amalfitana e os jardins com vista para o infinito são a sua principal atração. A cidade é conhecida por ter visitantes ilustres como os músicos Wagner, Grieg, Rostropovich, Toscanini, Bernstein; os pintores Escher, Turner, Mirò; e os escritores D.H Lawrence, Forster e Virginia Wolf.

Os lugares com a vista mais bonita de Ravello são o mirante Principessa di Piemonte, o terraço infinito da Villa Cimbrone e os terraços da Villa Rufolo.

O que fizemos por lá: nós apenas circulamos pelas ruas da cidade para apreciar as paisagens de uma cidade que está a 350 metros acima do nível do mar. Nós vimos um casamento na principal praça da cidade enquanto tomamos um café.

Demais cidades turísticas da Costa Amalfitana

Não conheci estas que cito abaixo (ainda!), mas acho válido compartilhar algumas informações extras para quem quer ficar mais tempo visitando a região.

  • Praiano: vila de pescadores, repleta de casinhas coloridas e bares descolados, mas bem menos luxuosa do que Positano.
  • Minori: além de ter uma das praias agradável para curtir o mar, é um excelente lugar para se degustar uma pasta fresca artesanal, especialidade local.
  • Furore: tem uma praia pequena, entre duas montanhas unidas por um charmoso viaduto de pedras, que é belíssima! Confira na foto abaixo:

— — —

Peço desculpas pelas fotos meio sem graça, mas infelizmente não conseguimos um período muito iluminado para visitar a região. Espero voltar em breve e atualizar fotos e infos!

One thought on “Costa Amalfitana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.