Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicas, Dicionário de Culinária

Cortes de Carne, saiba quais são os melhores para churrasco

Cortes de Carne, saiba quais são os melhores para fazer churrasco!

Para abrir o apetite: churrasquinho ao ar livre, sem espeto tem salsichão, costela e pãozinho com alho poró e requeijão.

Há quem diga que fazer um bom churrasco é uma verdadeira arte! Presente em diversas culturas, preparado de diversas formas…mas é possível afirmar que a maior diferença entre os “churrascos” mundo afora está principalmente nos cortes de carne utilizados, além dos instrumentos e do tempero.

Vou falar do que mais conheço, o churrasco gaúcho preparado no Rio Grande do Sul e replicado mundo afora. Seu preparo é relativamente simples: carne bovina, que recebe adição de sal grosso e fixada em um espeto de metal (originalmente, eram usadas estacas de madeira). Assa-se direto no fogo em brasa, em geral até o ponto em que a carne está bem suculenta. Em seguida, bate-se na carne para remover o excesso de sal. Isso é o que podemos chamar de um churrasco clássico por aqui.

O maior destaque fica por conta das carnes escolhidas, cada pessoa tem preferência por um determinado corte – assim como o ponto de cozimento. A picanha, bem conhecida entre os gaúchos, é considerado o corte mais precioso. E também um dos mais caros!

Mas, onde fica a picanha do boi? Para quem é do Sul, esta pergunta pode ser estranha, mas para quem é de fora e até mesmo de outro país, é extremamente normal, pois cada cultura tem uma maneira diferente de trabalhar com os alimentos. O tipo de preparo pode variar absurdamente.

Por este motivo, considero interessante compartilhar algumas ilustrações que indicam os cortes de carne bovina característicos do Rio Grande do Sul e de boa parte do Brasil também. A variação pode ser grande em alguns aspectos, dependendo da região do país, mas os mais tradicionais como picanha, filé e costela não.

 

Cortes de Carne Bovina - Receita de Viagem

Clique para ampliar.

Para mim, os melhores cortes de carne de gado para churrasco são, em ordem a Picanha, o Vazio, o Entrecot, a Costela e a Maminha. Outras boas opções são o Ancho, a Ripa da Costela e o Cupim. Abaixo, imagem com relação dos cortes de carne bovina mais utilizados no preparo do churrasco no Brasil.

Cortes de Carne para Churrasco - Receita de Viagem

A Bíblia Definitiva do Churrasco

Recentemente, em um projeto audacioso, a Tramontina – empresa metalúrgica gaúcha, que iniciou suas atividades fabricando e comercializando facas -, lançou recentemente a Bíblia definitiva do Churrasco. Achei um pouco estranho, pois lembra em diversos aspectos a preparação do churrasco dos Estados Unidos e não do Rio Grande do Sul. De qualquer forma, a ideia é ótima e o livro bem desejável. Depois do vídeo, entendo-o como um projeto muito criativo. E o vídeo tem versão em inglês.

Assista ao vídeo A Bíblia Definitiva do Churrasco, feito pela Tramontina.

Origem: chama-se de churrasco os pratos de carne carne assada feitos no Rio Grande do Sul/Brasil. Esta cultura tão primitiva foi mantida pelos índios Tupi da América do Sul, que costumavam defumar a carne, para que fosse preservada para consumo por mais temo depois do abate do animal. A primeira grande área criação de gado na América foi o Pampa (região de pastagens entre Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai), onde a cultura churrasqueira se desenvolveu por ser a carne o alimento mais abundante.

6 thoughts on “Cortes de Carne, saiba quais são os melhores para churrasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *